Acervo da Biblioteca Luiz Cruz passa por catalogação e higienização


A Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Cultura e do Curso de Biblioteconomia, está realizando ações de catalogação e higienização do acervo da Biblioteca Luiz Cruz, localizada no bairro Alto da Penha.

Conforme explicou o coordenador da unidade, Paulo Fuísca, a parceria tem possibilitado a cessão de estagiários para a execução das ações de melhoria do acervo. “A aluna Bruna Machado, estudante de Engenharia de Materiais, está atualmente classificando as obras e, posteriormente, higienizar os livros que irão compor a Sala de Estudos Regionais – Cariri: Natureza e Cultura”. 

Em breve, novos estudantes irão compor a equipe para esse trabalho minucioso e tão importante de organização do acervo. Conforme informou Paulo, o acervo da biblioteca é bastante extenso e precisa de uma atualizada. 

“A última contagem deu conta de 5.000 exemplares, mas houveram algumas perdas de lá pra cá. Agora estamos iniciando esse trabalho para melhorar ainda mais o acesso da comunidade”, comentou. A sala oferecerá um olhar focado para todas as áreas do Cariri.

A biblioteca é pioneira em diversos projetos. “Tivemos uma intervenção do Sesc Ler, uma ‘Ocupação’ do Curso de Artes Visuais da Urca e iniciou-se uma Cartografia Social, iniciativa das agentes de saúde que eu já pretendia realizar e pretendemos dar continuidade”, afirmou Fuísca. E, em breve, será implantado o BibLivre, programa internacional de catalogação, etiquetação e controle de acervo.

Assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem