III Cavalgada da Mãe das Dores leva centenas de participantes às ruas em homenagem à Padroeira de Juazeiro do Norte


A III Cavalgada Mãe das Dores dá continuidade à programação que envolve os festejos da Romaria de Nossa Senhora das Dores. O evento aconteceu na manhã deste sábado, 31 de agosto, com a participação de cerca de 150 cavaleiros que percorreram quase 4km. O Prefeito Arnon Bezerra e o deputado federal, Pedro Bezerra, prestaram homenagens à padroeira do Município, participando de todo o trajeto do evento.

A concentração aconteceu ao lado do Ginásio Poliesportivo, onde uma equipe composta por técnicos da Secretaria de Agricultura e da Basílica Nossa Senhora das Dores, recepcionavam desde às 3 horas os participantes, com café da manhã e muito churrasco.

Os cavaleiros percorreram a um trecho da avenida Padre Cícero, da Avenida Castelo Branco e seguiram pela rua São Pedro, atraindo os olhares e admiração do público. Carros de bois participaram de todo o trajeto, um deles levando o andor com a imagem da Padroeira da Cidade.

De acordo com o Padre Cícero José, a cavalgada foi criada há três anos com o objetivo de relembrar as primeiras romarias motivadas pelos primeiros milagres atribuídos ao Padre Cícero e à Beata Maria de Araújo, como também os viajantes que apeavam de seus cavalos para aqui recobrar as forças e seguirem viagem, no tempo em que Juazeiro do Norte era apenas um pequeno vilarejo. “Essa cavalgada foi criada em 2017 em homenagem aos primeiros romeiros que vinham a pé ou a cavalo. Essa é uma forma de fazer memória aqueles que começaram todo esse fenômeno que hoje tem em Juazeiro do Norte, a partir do nome do Padre Cícero Romão Batista”, lembra o Padre Cícero José.

Parceria

A Prefeitura de Juazeiro do Norte é parceira do evento e atua sob coordenação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) e o envolvimento de diversas Secretarias como as Secretarias de Segurança e Cidadania, através da Guarda Civil Metropolitana e do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Saúde, Meio Ambiente e Serviços Públicos.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte, Romão França, afirma que esse é um evento já consolidado no calendário de eventos de Juazeiro do Norte e da Romaria de Nossa Senhora das Dores. “Nós fizemos toda uma articulação envolvendo todas as representações para somar nessa grande festa que é essa cavalgada em louvor à Nossa Senhora das Dores”, diz o secretário.

via Flavio Pinto News

Comentários