Juazeiro do Norte em evidência no Connected Smart Cities


A Prefeitura de Juazeiro do Norte marcou presença no Connected Smart Cities e Mobility 2019, realizado em São Paulo, essa semana. O município foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo. Ele esteve entre os 300 palestrantes nacionais e internacionais. 

Participando de três painéis, apresentou a Lei Municipal de Inovação, com o Primeiro Plano Diretor de Tecnologia para Cidades Inteligentes do Brasil, e o Projeto de Parceria Público-Privada para Smart Cities, cuja base é a troca de 26 mil postes por LED, visando Wi-Fi gratuito e videomonitoramento, entre outros benefícios nas áreas da Segurança e Mobilidade Urbana, por exemplo. A Praça do Giradouro foi o piloto da PPP e virou referência no país.

Na 5ª edição, o Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

“Juazeiro do Norte vem provando que é possível inovar no interior do Ceará, em pleno semiárido nordestino. Nossas ações têm o apoio irrestrito do Prefeito, Arnon Bezerra”, disse Michel Araújo. Ele também é Vice-presidente de Soluções Inovadoras do Fórum Nacional Inova Cidades.

A Coordenadora do Fórum, Tayara Calina, do Instituto Arapyaú, ressaltou que Juazeiro do Norte está promovendo ambientes inovadores. “Definitivamente, está no mapa da inovação mundial”, afirmou.

Para a CEO da Bright Cities, Raquel Cardamone, Juazeiro do Norte somou vontade política e entendimento estratégico de como buscar melhorias para a população, a partir da tecnologia. “Agora é modelo e incentivo para outras cidades também buscarem ser mais inteligentes e inovadoras”, enfatizou.

O Diretor da empresa SPIn – Soluções Públicas Inteligentes – reconhece o destaque de Juazeiro do Norte. “O município está avançando na preparação do ciclo de transformação urbana, que é de longo prazo”, pontuou Vitor Amuri.

JUAZEIRO DO NORTE E A INOVAÇÃO

Juazeiro do Norte entrou em evidência nacional e internacional desde a aprovação da Primeira Lei Municipal de Inovação e Smart Cities do Brasil, em junho de 2018. Já foi premiado na Multinacional Microsoft, inserido na Carta de Puebla, recebeu certificado de Município Membro da Alianza Smart Latam e firmou convênio com a Bright Cities, uma plataforma disruptiva que vai diagnosticar problemas e apontar soluções tecnológicas e inovadoras em áreas como educação, meio ambiente e saúde.

A ideia é que a administração pública seja aperfeiçoada de maneira eficiente, rápida e sustentável, com vista à qualidade de vida da população. Além disso, Juazeiro do Norte está entre os 13 municípios que vão participar da construção da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes.

Será ainda o 31° município do mundo e o 4° do Brasil a integrar o City Possible, programa global de cidades inteligentes da Mastercard.

Informações da assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem