Mestres da Cultura, coletivos e ONG’s cratenses participam de Conferência Nacional de Alternativas para uma nova educação (CONANE) Regional Ceará


Diversas experiências de educação alternativa foram vivenciadas pelos participantes de coletivos e ONG’s na Regional da Conferência Nacional de Alternativas para uma nova educação (CONANE), em Crato. O evento reúne, além de estudiosos e pesquisadores da educação alternativa de diversas partes do país, as experiências que incluem diferentes formas de aprendizagem.

“Objetivo de perceber as diferentes formas de educação e dentro dessa percepção, incluir os diversos saberes que existe dentro da comunidade, da cidade. Então, o convite aos mestres é o reconhecimento desses saberes que essas pessoas cumularam em suas trajetórias e que eles pudessem compartilhar com grupos mais jovens e menos conhecidos, para troca de saberes”, afirmou Davi Sampaio, economista e terapeuta, Integrante do CONANE.

Na manhã desta quinta-feira (19), o Mestre Aldenir participou do encontro relatando sua vivência em comunidade e de como tem passado o seu conhecimento de geração em geração. A técnica da secretaria de Cultura do Crato, Samya Ribeiro, afirmou ser um momento importante, onde os mestres apresentaram seus modos de educar em comunidade, em seus terreiros.

Outras experiências cratenses também passaram pela conferência: Coletivo Camaradas e a Biblioteca Popular da Vila Carrapato. A secretária adjunta da Educação de Crato, Tammy Lacerda, também acompanhou o evento. Para ela, essa é uma oportunidade de integrar todas as experiências dos mestres da Cultura cratenses à educação formal. “É uma forma de fortalecer as comunidades, por meio da cultura”.

Como resultado da CONANE Ceará, foi produzida pelos participantes uma Carta de Trajetórias, com ideias e possibilidades a serem apresentadas à sociedade.

Informações da assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem