Cursos de Medicina Veterinária e Pedagogia serão ofertados pela UFCA a partir de 2020


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará, a partir de 2020, dois novos cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Medicina Veterinária.

A forma de ingresso será via Sistema de Seleção Unificado (Sisu/MEC), por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes interessados em cursar uma das novas graduações já poderão selecionar os cursos no próximo processo seletivo do SISU, que ocorre em janeiro do próximo ano.

O curso de Pedagogia será ministrado no Instituto de Formação de Educadores (IFE), no campus Brejo Santo. Serão ofertadas 30 vagas e o curso terá duração de 4 anos (8 semestres). Já o curso de Medicina Veterinária funcionará no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), no campus Crato. Com disponibilidade de 50 vagas, o curso terá duração de 5 anos (10 semestres).

Ambos serão ofertados de forma integral, com disciplinas no período matutino ou vespertino e, se necessário, poderão ocorrer atividades acadêmicas no período noturno.

Pedagogia

A graduação em Pedagogia ofertará componentes curriculares diversificados e que abrangem as propostas das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN’s), dentre elas formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Na região do Cariri, o curso de Pedagogia só era ofertado pela Universidade Regional do Cariri (Urca), que está localizada a 83km da cidade de Brejo Santo, fazendo com que os interessados da cidade e localidades vizinhas tivessem que se deslocar para cursar a graduação. A coordenadora do curso, Iracema Pinho, revelou que a busca pelo curso tem aumentado. Assim, a UFCA amplia a disponibilidade do curso na Região do Cariri, proporcionando uma nova oportunidade para os interessados na graduação.

Sobre o campo de atuação do curso, Iracema afirma que “do ponto de vista contemporâneo, a Pedagogia é a área que se ocupa das questões relacionadas às formas de educação em sociedade, portanto, se direciona também para pensar metodologias e práticas educacionais relacionadas à formação das pessoas em diferentes contextos e em distintos processos de aprendizagem, tanto em ambientes escolares como não escolares”.

A coordenadora falou ainda sobre as possíveis áreas de atuação dos egressos: “Um licenciado em pedagogia estará apto a trabalhar em escolas, ambientes virtuais, hospitais, instituições que atendam crianças e jovens com deficiências, abrigos que recebem crianças que perderam os vínculos familiares e aguardam por adoção, instituições de assistência social que ofereçam serviços socioeducativos aos jovens em conflito com a lei, dentre outros”, explica. De acordo com a professora, o grande desafio na oferta de cursos na área é o investimento na qualidade da formação dos profissionais, tendo em vista que uma boa educação tem início na infância e deve seguir durante toda a vida social.

Acesse a página do curso de Pedagogia.

Medicina Veterinária

O ensino do curso de Medicina Veterinária no Ceará foi iniciado em 1963, no mandato do então Governador do Estado, José Parcifal Barroso, que sancionou a Lei nº. 6.143 de 1º de dezembro de 1962, criando a Faculdade de Veterinária do Ceará, vinculada administrativamente à Secretaria de Agricultura do Estado. Segundo a coordenadora do novo curso, Maria do Socorro Vieira, a graduação em Medicina Veterinária da UFCA busca atender não apenas as demandas locais, mas também de outros estados da Região Nordeste, tendo em vista a existência de apenas um curso nesta área, em um Instituto de Ensino Superior público, no estado do Ceará.

Segundo Maria, a importância do Médico Veterinário para a economia do Estado pode ser observada pelo fato da pecuária ser uma das suas principais atividades produtivas. “Se faz necessária a harmonia entre os animais e o ambiente, por meio da concepção de sistemas de produção específicos e permanentes, que devem começar pela escolha das raças apropriadas, de modo a respeitar a integridade do bioma”, afirma.

A coordenadora ressalta ainda que o curso da UFCA vai contribuir com o sistema de saúde, pois a formação está fundamentada no conceito de saúde única. O médico veterinário também vai atuar nas comunidades por meio de ações de promoção e proteção à saúde, pronto atendimento, cura e reabilitação. Ações como essas contribuem para o modelo assistencial de saúde e visam também a melhoria na qualidade de vida tanto das pessoas como dos animais.

Em relação ao mercado de trabalho para os egressos do curso, a coordenadora comentou sobre o elevado potencial da macrorregião do Cariri: “A Região detém considerável potencial natural de recursos hídricos e de clima e solo que favorecem tanto a agropecuária diversificada como a implantação de agroindústrias”, explicou. Maria do Socorro afirmou, ainda, que a implantação do Curso de Medicina Veterinária vem atender às necessidades do mercado de trabalho frente ao panorama atual da área de saúde humana e animal, da vigilância no consumo de produtos de origem animal e de carnes provenientes de abates clandestinos e da necessidade de melhorar a qualidade e a produção dos rebanhos da Região.

Acesse a página do curso de Medicina Veterinária.

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)

Telefone: + 55 88 3221-9263

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem