Manchas de óleo: praias cearenses receberão nova vistoria para monitorar substâncias no litoral


As praias cearenses receberão nova inspeção para monitorar a ocorrência de manchas de óleo na segunda-feira (14) e terça-feira (15), de acordo com o secretário de meio ambiente do Estado, Artur Bruno. A medida foi tomada após reunião com técnicos e especialistas de diversos órgãos na tarde dessa quinta-feira (10), na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA).

Entre as ações definidas no encontro está o processo de limpeza da praia da Sabiaguaba, que teve início nessa quinta e deve continuar nesta sexta-feira (11) De acordo com o secretário, cerca de 100 litros de óleo foram retirados das rochas na primeira limpeza realizada.

O sobrevoo que a gente fez em todo o litoral confirmou não haver manchas novas de óleo no mar. Muitas das praias já foram limpas, algumas ainda precisam ser reforçadas, mas não há aquela quantidade excessiva de óleo como em outros estados, afirma o secretário.Na terça-feira (15), segundo acrescenta, também será definido o calendário de limpeza das praias ainda contaminadas na faixa de areia, entre elas, Caponga, Taíba, Paracuru, além de praias de Caucaia e Beberibe.

A origem da contaminação permanece um mistério. A investigação do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará (UFC)  não identificou a origem das manchas e a suspeita é de que o material tenha origem de um navio alemão que naufragou em 1944. 

via Ceará Agora

Comentários