Município do Crato é contemplado com mais uma ambulância do SAMU


O prefeito Zé Ailton Brasil e o vice-prefeito e secretário de Saúde, André Barreto, estiveram na manhã de ontem (29), no bairro Moura Brasil, em Fortaleza, participando da solenidade de entrega de 49 ambulâncias da expansão da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O momento foi conduzido pelo governador do Ceará, Camilo Santana com a presença do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins. O prefeito Zé Ailton Brasil reforçou a importância de ampliar e melhorar a frota da saúde no município. “Ofereceremos um serviço de maior qualidade e com mais conforto para todos”, comentou.

Até o final do ano, outras 18 unidades serão entregues, somando 67 veículos distribuídos entre 60 municípios cearenses. A frota atual é de 132 ambulâncias: 19 Unidades de Suporte Avançado, duas Unidades de Suporte Intermediário (USI), 107 Unidades de Suporte Básico (USB), duas motolâncias e dois aeromédicos.

O serviço do SAMU, no Ceará, cobre 136 municípios de 18 regiões de Saúde, com 13 bases regionais e 52 bases descentralizadas. Entre os novos veículos, 60 são Unidades de Suporte Básico e sete são Unidades de Suporte Avançado (USA, UTI móvel).

Além do município do Crato, também foram contemplados os municípios de Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó, Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Aurora, Mauriti, Milagres, Araripe, Santana do Cariri, Barbalha, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú, Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Acaraú, Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús, Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim e Granja.

Segundo o Governo do Estado, o Samu funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Os grupos prestam o socorro em qualquer lugar, privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita feita através do 192.

Fotos: Alex Santos
Acessória imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem