Outubro Rosa: Saúde inicia ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero


InícioPrefeituraSecretariasÓrgãosDiário OficialEditaisServiços

Procurar…

Outubro Rosa: Saúde inicia ações de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero

02/10/2019

O mês de outubro é dedicado à campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, o Outubro Rosa. Em Juazeiro do Norte, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, deu início às ações voltadas para o tema.

Na manhã desta quarta-feira (02), as equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova (ESF 62/63) promoveram um momento de acolhida e de educação em saúde para as mulheres da comunidade. Foi realizada palestra sobre a importância dos exames preventivos desses dois tipos de câncer, bem como do diagnóstico precoce.

Na ocasião, as usuárias da UBS puderam sanar suas dúvidas sobre o assunto e marcar as consultas e exames de prevenção. Foi servido ainda um café da manhã especial para todas elas.

“Para mim foi um momento muito importante. Tinha coisa que eu achava que sabia e quando cheguei aqui vi que é totalmente diferente. A gente realmente não tira um tempo para nós e quando vai tirar já é tarde. Esse Outubro Rosa veio para alertar, para a gente acordar e aprender mais. Eu gostei muito da palestra”, afirmou a dona de casa Estela Torquato.

A enfermeira Crisângela Santos afirmou que durante o mês de outubro há realmente uma preocupação maior por parte das mulheres no que diz respeito aos cuidados com a saúde. “A gente ressalta que procurem as Unidades Básicas de Saúde para realizar os exames. Se sentirem alguma queixa procurem um profissional da saúde, que é respaldado para fazer o exame clínico das mamas como também o exame do Papanicolau”, disse.

Na UBS da Vila Nova foi intensificada a prevenção, que será realizada nas terças-feiras pela manhã e quintas-feiras à tarde. “À noite também vai abrir para as mulheres que passam o dia trabalhando e não tem tempo de vir à Unidade nem pela manhã nem à tarde”, destacou a enfermeira.

Informações da assessoria de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem