Patrulha Maria da Penha, de Juazeiro do Norte, completa um mês de atuação inédita no Ceará


A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), está aproximando a Patrulha Maria da Penha da população à medida que os patrulheiros estão chegando aos postos de saúde, escolas e centros de referência de assistência especializada. O trabalho tem sido no sentido de orientar à denúncia, no caso de violência, e reforçar a atuação da rede de proteção à mulher no Município.

A Patrulha Maria da Penha foi implementada há exatamente um mês, de forma pioneira no Ceará. O patrulhamento é feito pela Guarda Civil Metropolitana, que foi capacitada para combater e prevenir à reincidência da agressão às vítimas com medidas protetivas. A GCM realiza visitas periódicas a essas mulheres, inibindo a aproximação do agressor. Se houver ameaça, elas podem denunciar por telefone, no número 153, ou pelo aplicativo Shout (grito). O anonimato é preservado.

As medidas protetivas concedidas pelo poder judiciário chegam à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania via e-mail, porque foi firmado um termo de cooperação com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar. O trabalho dos patrulheiros acontece 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. No total, são 16, divididos em quatro equipes. Uma delas é formada pela guarda civil Ana Valéria Morais e três subinspetores da GCM. 

“Nesse período, apenas nós visitamos 15 mulheres nas zonas urbana e rural. Elas foram agredidas por ex-companheiros e até pelos próprios filhos.  A maioria mora em bairros como o Frei Damião, Betolândia e Timbaúbas”, disse a patrulheira.

No Romeirão, a violência mais recorrente é a psicológica, segundo a enfermeira do PSF local, Kátia Figueiredo. A unidade atende, por mês, cerca de 400 pacientes, 80% são mulheres e muitas sofrem algum tipo de agressão. “Ainda não vimos sinais físicos. Por outro lado, há muitos psicológicos”, afirmou.

Diante do quadro preocupante, patrulheiros estiveram conversando com a comunidade e esclareceram dúvidas sobre como as vítimas devem proceder. Elas foram orientadas a registrar o B.O e solicitar a medida protetiva cabível.

Apesar de recente, a Patrulha Maria da Penha já recebeu o reconhecimento da Câmara Municipal. Os vereadores destacaram a ação que salvou a vida de uma avó, agredida pelo neto, em setembro, no Socorro. Em novembro, o patrulhamento deverá contar com viatura exclusiva.

“Nossos resultados têm sido rápidos e positivos. Acreditamos na redução do índice de reincidência da violência contra a mulher”, enfatizou a Secretária de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte, Ivoneide Antunes.

Acessória de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem