Romaria de Finados aquece comércio de velas e artigos religiosos em Juazeiro do Norte


Permissionários da Feira de Artigos Religiosos esperam boasvendas para a romaria de finados. FOTO: Isaac MacêdoO centro comercial de Juazeiro do Norte está fervendo com a chegada dos fieis do Padre Cícero para a romaria de finados. Nesta época do ano, os comerciantes investem em artigos religiosos e nas velas para atender a demanda dos romeiros, que não voltam para casa sem presentes para os familiares e amigos.

Na Feira de Artigos Religiosos da cidade, que fica no Largo da Capela do Socorro, a expectativa pelas vendas é grande. “Agora vem muito romeiro, as vendas melhoram. Vai ser muito boa a romaria, se Deus quiser”, disse Josefa Ferreira, presidente da associação dos feirantes.

Se depender de romeiros como Keila, que veio do Sergipe para Juazeiro do Norte, a estimativa dos vendedores vai ser alcançada. “Daqui eu levo de tudo um pouquinho, mas visão é mais artigo religioso, porque é com o que eu trabalho. Lá em Itabi, na minha casa mesmo, eu tenho uma loja de artigos religiosos. Gasto cerca de cinco ou seis mil reais aqui”, revelou a romeira.

Pela tradição, os cristãos homenageiam parentes e familiares que já morreram acendendo uma vela no dia de Finados (2). Em Juazeiro do Norte, esse costume também anima os comerciantes. Segundo a Igreja Católica, pelo menos 400 mil fieis devem passar pela cidade nos próximos dias.

Por causa disso, alguns comerciantes estão animados. Maria das Graças, que há anos vende velas em frente à Capela do Socorro, está ansiosa. “Estou aguardando, vendo a movimentação de romeiros até a quinta-feira (31) para ver quanto vou investir. A expectativa é que as vendas sejam tão boas como foram no ano passado”, disse a comerciante.

Romaria de FinadosA romaria de finados é também conhecida como romaria da esperança. Segundo o padre Cícero José, pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, cerca de 800 voluntários estão trabalhando para dar informações e acolhimento aos romeiros.

Neste ano, a programação vai contar com a comemoração pelos cinquenta anos da construção da estátua do Padre Cícero, um dos maiores cartões postais de Juazeiro do Norte e símbolo da religiosidade popular nordestina.               

   (G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem