SOAFAMC e CRAS Muriti promovem ação social com crianças e idosos valorizando o brincar e o resgate da cultura


Localizar

InícioO PrefeitoSecretarias / ÓrgãosServidorServiçosLegislaçãoEditaisDiário OficialIPTU 2019Agendamentos

SOAFAMC e CRAS Muriti promovem ação social com crianças e idosos valorizando o brincar e o resgate da cultura18/10/2019 

Na tarde de ontem (17), o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Muriti recebeu um grupo de crianças da Sociedade de Apoio à Família Carente (SOAFAMC) para uma ação cultural educativa junto aos idosos assistidos pelo centro.

As educadoras sociais da SOAFAMC, Adriana Lopes e Raquel Pinheiro, coordenaram a ação que teve como propósito, promover uma interação de saberes e experiências entre os idosos e as crianças. “Levamos para essa atividade a “Casinha de Cultura” uma Tecnologia Social (TS) que trabalha a valorização do brincar, com o resgate da cultura e o fortalecimento de vínculos”, considerou Adriana.

A TS Casinha de Cultura atua para resgatar a identidade cultural e fortalecer referências de cultura junto às meninas e aos meninos. Para alcançar isso, a iniciativa envolve a criança, o adolescente e o jovem no contexto cultural da localidade. A descoberta desses valores faz com que estes criem ou fortaleçam ainda mais o vínculo e o orgulho de sua origem, contribuindo para reforçar a identidade coletiva e individual. 

Tem como resultado direto a promoção do desenvolvimento social, cognitivo e emocional, a partir do momento em que faz com que a garotada reconheça as potencialidades de seu local de origem, evitando o estigma e o preconceito que podem advir da falta de informação. Outro claro resultado é o fortalecimento do repertório cultural, que acompanha essa criança e o jovem ao longo de suas trajetórias.

Para Francisca Helena Abel, de 70 anos, foi uma experiência maravilhosa, poder conversar e ouvir histórias de crianças. “Muito lindo ver os pequenos falando sobre nossa cultura a nossas brincadeiras”, destacou.

Miguel Souza Queiróz, de 11 anos, demonstrou com muita intensidade o quão é afetuoso e ressaltou a importância desse momento de interação. “Foi muito interessante a nossa troca de histórias com os idosos, todos ficaram alegres. Eu gostei muito”, disse.

Participaram das atividades os Educadores Sociais do CRAS Willian Teles e Geraldo Barros.

Acessória de imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem