166 pessoas violaram tornozeleira eletrônica em outubro de 2019, no Ceará


Com o objetivo de desafogar as unidades prisionais do Ceará, centenas de presos provisórios e apenados recebem tornozeleiras para serem monitorados eletronicamente. Somente no mês de outubro deste ano, 166 pessoas quebraram o monitoramento. Desse total, 32 já foram condenados e outros 134 estavam cumprindo medidas cautelares.

Por causa do rompimento do equipamento, todas essas pessoas estão na condição de foragidas. Segundo estatísticas da Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, o número de foragidos representa cerca de 3% dos 5.390 monitorados por tornozeleira no mês de outubro.

O número de “tornozelados” foragidos registrou um acréscimo. Em outubro de 2018, a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará registrou que 107 presos monitorados descumpriram a sentença. Foi um aumento de aproximadamente 55%, se comparado com igual período deste ano, que registrou 166 casos de violação.

Entretanto, a Secretaria explica que, em um ano, a quantidade de monitorados mais que dobrou, e que por essa razão, ela não considera como aumento os números absolutos de violação.Em 2019, houve diferentes registros de casos nos quais os presos com tornozeleira foram capturados suspeitos de cometer outros crimes. A maior parte dos monitorados é do sexo masculino: 82%.

São 4.463 homens monitorados contra 927 mulheres. De acordo com a  Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, a Central de Monitoramento do órgão funciona 24 horas em regime de plantão, com 12 equipes de agentes que operam em parceria com as forças operacionais e investigativas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Tudo isso com o objetivo de prevenir possíveis violações e para fazer buscas emergenciais de infrações registradas em tempo real.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem