Cinco motivos pelos quais está sempre com fome


A sensação de fome é uma forma natural do nosso corpo avisar que precisa de mais comida. Ela se manifesta por um barulho característico no estômago, dor de cabeça, irritação ou incapacidade de concentração.

Devemos, de fato, comer várias vezes ao dia para evitar consumir alimentos em quantidades exageradas e de má qualidade nutricional quando aparece esta sensação. Ainda assim, há pessoas que não conseguem passar muito tempo sem comer e sentem mesmo uma fome constante e excessiva.

A nutricionista Catarina Sofia Correia, da Clínica Tejo Saúde, partilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião que promete ajudá-lo a controlar o apetite.

•Não está bebendo água suficiente

Uma adequada hidratação é muito importante para a sua saúde em geral, de forma a promover o bom funcionamento cognitivo e da função cardiovascular, bem como na boa manutenção do sistema digestivo. Por vezes, a sensação de sede pode ser facilmente confundida com a sensação de fome. Se está sempre com fome, experimente beber um ou dois copos de água para descobrir o que realmente o seu corpo está pedindo. Por outro lado, consumir água antes das refeições poderá contribuir para reduzir o apetite.

•A sua dieta é pobre em fibras

Alimentos ricos em fibras como a aveia, sementes de linhaça e batata doce, diminuem a taxa de esvaziamento do estômago e levam mais tempo a serem digeridos do que alimentos com baixo teor de fibras. Além disso, as fibras promovem a liberação de hormônios que reduzem o apetite e promovem a sensação de saciedade. Opte por alimentos integrais, fruta, legumes, nozes e sementes.

•Está comendo muito rapidamente e não presta atenção à sua refeição

Ao comer em muito pouco tempo não permite que o seu corpo tenha tempo suficiente para reconhecer que está saciado, o que poderá promover essa sensação de fome excessiva. O mesmo acontece quando possui muitos fatores de distração (como celular ou televisão) enquanto está comendo, uma vez que perde a noção da quantidade de alimentos ingeridos.

•A sua dieta é pobre em gorduras

Os alimentos ricos em gordura demoram mais tempo no trato gastrointestinal, o que significa que demoram mais tempo a serem digeridos e promovem a redução do apetite.

Aqui incluem-se gorduras como os triglicerideos de cadeia média (presentes por exemplo no óleo de coco) e ácidos ômega 3 (presentes nos peixes gordurosos como o salmão, atum e cavala ou nas sementes de linhaça ou nozes). Opte por consumir frutos secos entre as refeições para diminuir a sensação de fome durante o dia. Apesar dos seus inúmeros benefícios, o consumo de gordura deve ser moderado.

•Não está dormindo horas suficientes

Dormir as horas suficientes é essencial para o bom funcionamento do cérebro, do sistema imunoógico e é um fator no controle do apetite, pois contribui para regular a grelina, hormônio que estimula o apetite. A falta de sono aumenta os níveis de grelina e poderá levá-lo a sentir mais fome.

Por outro lado, dormir o suficiente também contribui para garantir níveis adequados de leptina, outro hormônio que promove a sensação de saciedade. Para manter os seus hormônios em equilíbrio é recomendável ter pelo menos oito horas de sono ininterrupto todas as noites.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem