Hemoce celebra semana do doador voluntário de sangue


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, preparou uma programação especial que acontece até este sábado (30), nas unidades em Fortaleza e no interior do Estado, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, festejado nessa segunda-feira (25).

A estudante Ruth Ribeiro, 23 anos, veio comemorar o seu dia do doador realizando um gesto de solidariedade. Ruth veio acompanhada do pai Francisco de Sousa, seu principal incentivador. “Meu pai sempre vinha doar e desde os meus 15 anos já ficava planejando como seria a minha vez, quando completei 16 anos, realizei a minha primeira doação lado a lado com meu pai.

A minha maior motivação foi ele devido crescido o vendo doar”, conta a estudante.A doação de sangue é um gesto solidário e voluntário que ajuda a salvar vidas de pessoas desconhecidas. Motivado por esse pensamento, Francisco de Sousa, 51 anos, iniciou a conscientização da filha desde cedo.

“A explicação começou dentro de casa, antes dela doar já explicava o quanto esse gesto salva vidas e falava que quando ela começasse a doar sangue, mais quatro vidas seriam salvas por conta de sua atitude. Sinto-me orgulhoso por fazermos essa ação juntos e por saber que fui seu exemplo”, ressalta o doador.

O Hemoce recebe anualmente mais de 100 mil doações, pessoas que assim como Francisco e Ruth reservam parte do seu tempo para a doação de sangue.“Sou doador há cerca de 20 anos, já realizei 36 doações, todas elas de forma voluntária.

O que me motiva ajudar o próximo, é o fato de acontecer muitos acidentes e várias pessoas precisarem de transfusão. Sempre penso que posso fazer a minha parte”, conclui Francisco de Sousa.Nova campanhaPara intensificar a conscientização da sociedade em ser um doador e manter o gesto com regularidade, o Hemoce lançou na segunda, 25, a nova campanha “Em Cada Laço de Sangue, Nasce Uma Nova Família”.

A ideia traz o conceito que laços que são formados por quem doa e recebe sangue, laços estes semelhantes aos de pai e filha, independente de idade, raça, sexo e gênero. O material está sendo divulgado em todo o Ceará.Semana do Doador de SangueDurante toda a semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia promove ações como serviços de saúde, beleza e bem-estar na sede em Fortaleza e nos hemocentros regionais localizados nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

No sábado (30), haverá uma programação especial na unidade do Hemoce na Praça das Flores, com serviços de massoterapia, avaliação nutricional, espaço infantil, aferição de pressão arterial e glicemia.

“Convidamos a todos para participarem dessa festa da solidariedade. Durante o mês de novembro a gente já começa a preparar os estoques de sangue para as demandas do final do ano, portanto contamos com nossos voluntários para vir doar, convidar amigos e familiares para fazer parte desse momento”, reforça Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Hemocentros regionaisAinda no dia 30, em Juazeiro do Norte, o sanfoneiro Fábio Carneirinho fará um pocket show para os voluntários. No Hemoce de Sobral, os voluntários poderão desfrutar de serviços como massoterapia, SPA dos pés, e música ao vivo. Em Iguatu, a programação contará com serviços de maquiagem e limpeza de pele.

No hemocentro de Quixadá terá apresentação cultural e música ao vivo.Dia do Doador VoluntárioO Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi criado por meio do Decreto de Lei nº 53.998, em 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, estabelecendo o dia 25 de novembro como Dia do Doador de Sangue em todo o Brasil.  (*)com informação do Governo do Estado do Ceará

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem