Águas do Rio São Francisco chegam ao Ceará no final de março de 2020


As águas do Rio São Francisco tem data definida para chegar ao Ceará, de acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto. A expectativa é as águas do “Velho Chico” cheguem ao estado no final de março de 2020, segundo vídeo publicado pela pasta.

O objetivo é encher o reservatório de Negreiros, em Salgueiro, ainda neste ano, e de lá, a água segue até a barragem Milagres, ainda em território pernambucano. Com a estrutura preenchida, o recurso hídrico será transportado até a barragem de Jati, no Cariri cearense, onde será captada pelo Cinturão das Águas do Ceará e levada até o Açude Castanhão.

Quando concluída, a transposição das águas do São Francisco deve beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas no Ceará.“Em março a água chega a Jati e vai para a grande Fortaleza”, diz o ministro Canuto.

A prioridade da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH) é concluir as obras de proteção do chamado “eixo emergencial”, que possui 53 quilômetros de extensão e será responsável por levar a água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) até o Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

As águas do São Francisco, captado na Barragem de Jati, seguirá por gravidade até o município de Missão Velha, onde será direcionado ao Riacho Seco, seguindo pelo Rio Salgado até desaguar no Rio Jaguaribe, onde cairá no maior reservatório do Ceará.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem