Cetrede divulga novo resultado do concurso de Juazeiro; lista exclui candidatos cotistas aprovados


Juazeiro do Norte, tem causado revolta em candidatos autodeclarados negros aprovados no certame. Os nomes classificados no resultado preliminar divulgado no último dia 9 de dezembro foram simplesmente movidos para o cadastro reserva em nova lista divulgada nesta segunda-feira (23). 

Alguns nomes que não tinham sido classificados na quantidade oficial de vagas, de acordo com a divulgação, estão como sendo aprovados nesta nova lista, e outros cargos que estavam com a quantidade exata de candidatos aprovados simplesmente não figuram a lista do resultado final. 

Muitos dos candidatos aprovados dentro da cota para negros analisaram a lista e verificaram incongruências, sendo que, segundo afirma o próprio Cetrede para estes, foi lançado um segundo resultado descrevendo como resultado final, tirando todas as pessoas negras das vagas de cotas baseando-se num critério de que eles estavam dentro da ampla concorrência do cadastro de reserva. 

Com isso foram retirados praticamente todos das vagas efetivas para negros e colocados nesta outra lista, que conforme o próprio edital não categoriza como ocupante da vaga oficial disposta no certame. 

Este foi o caso ocorrido com Paulo Ricardo Pereira dos Santos, que prestou o concurso para vaga de Educador Físico e foi aprovado em primeiro lugar na vaga destinada a candidatos negros, junto a mais outros três aprovados cotistas. Segundo ele, nesta nova lista o cargo não mais consta, pois todos os quatro que estavam na lista anterior foram migrados para o cadastro reserva.

“É um entendimento extremamente equivocado, porque o cadastro de reserva não é vaga. Considerando os 20% garantidos por lei e o que está no Anexo I [do Edital]seriam 5 vagas para negros e 1 para deficiente, sendo que ficaram 19 vagas para quem não se enquadrasse nas cotas e 5 para negros. Com esse resultado lançado, todos os aprovados para cotas ficaram de fora, ficando no cadastro de reserva, deixando-se de cumprir a lei de cotas e o próprio edital”, afirma o candidato.

Prefeitura e Cetrede 
Procurados, os organizadores do concurso estiveram divergentes quanto aos pronunciamentos. Alguns dos candidatos residentes no Cariri procuraram, na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Juazeiro do Norte, que afirmou não saber da existência de uma segunda lista oficial divulgada na última segunda (23), e considerar oficial a divulgada, mesmo que de forma preliminar, no último dia 9 de dezembro. 

A Cetrede informou apenas a mudança dos candidatos para o cadastro reserva justificando que estes prestaram o concurso obtendo nota para que ocupassem esta modalidade, e até o momento não se manifestou para justificar junto aos candidatos cotistas sobre o parecer de tais mudanças. Um grupo dos aprovados que se mobilizou durante este período de Natal também esteve na sede da organizadora do concurso em Fortaleza para obter esclarecimentos nesta manhã. 

O candidato Paulo Ricardo, que também dialoga com os demais candidatos que foram, de certo modo, lesados com a nova publicação do resultado, está se mobilizando para exigir o cumprimento da lei diante do resultado e que, caso não seja resolvida a questão, cogita-se ingressar com ação no Ministério Público. 

Esta mobilização pretende divulgar, ainda nesta quinta-feira (26), algum resultado dos diálogos efetuados com os órgãos organizadores do certame.

(Fonte: Site Badalo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem