Com auxílio da tecnologia, casal produz geleia orgânica em Crato e estimula a agricultura familiar


Tecnologia desenvolvida por estudantes e professores da rede pública de ensino aproxima a agricultura familiar dos consumidores, no Cariri. Em Crato, um casal de biólogos teve a ideia de comercializar geleia orgânica feita a partir de alimentos da agricultura familiar. Para isso, utilizam ferramenta desenvolvida por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) da cidade, o aplicativo Agromais. 

O sistema é uma espécie de “classificados” e funciona como ponte entre produtores que expõem na Feira de Animais do Crato, que acontece semanalmente, e consumidores. 

Talita Alves e Charles Silva frequentavam a feira e decidiram investir na criação de geleias orgânicas. “Comecei a pesquisar e coloquei alguns produtos para amigos experimentarem e, de pronto, eles falaram que a geleia era maravilhosa”, lembra a empreendedora.

Diante do sucesso, o casal criou a marca de geleias Litha e é o primeiro a divulgar seus produtos no Agromais, que funciona com o apoio da Prefeitura. Encontraram no sistema uma fonte de renda e uma forma de valorização da produção local.

“O aplicativo funciona com três perfis. Um é do administrador, que é a própria Prefeitura. Este perfil cadastra e gerencia os anúncios. O outro perfil é do feirante, que pode fazer seu cadastro, mas só consegue anunciar o que a Prefeitura libera. E temos o perfil do visitante, sem necessidade de se cadastrar e com acesso a todos os anúncios”, explica Robson Feitosa, professor do IFCE e um dos idealizadores do projeto.

Media
Aplicativo
“A ideia surgiu como projeto final de duas disciplinas. Estávamos querendo fazer algo diferente, então, os professores lançaram o desafio de criar algo voltado para agricultura familiar”, lembra Francisco Lucas, que, juntamente com os estudantes Renan Gustavo e Alex Rodrigues, desenvolveu o projeto. A ferramenta foi desenvolvida no curso de Bacharelado em Sistema de Informação. 

O Agromais funciona como aplicativo e site. 

Para os donos da empresa Litha, o Agromais é uma ferramenta fácil de usar. Charles tem o sistema instalado no celular. “O aplicativo é bem intuitivo, simples de ser usado. E o design é todo moderno”, elogia.

Consumo sustentável
O casal divulga as geleias na Feirinha de Orgânicos, que ocorre aos sábados, no Centro do Crato. “Nós somos biólogos e temos a consciência que precisamos ver novos produtos orgânicos, com embalagens recicláveis, que possam ser reutilizadas. A geleia veio com essa pegada, porque ela é feita no vidro, um produto que a gente pode esterilizar”, comenta a produtora. 

Outra forma para incentivar o consumo sustentável é pelo bolso. “A gente agregou o desconto para incentivar as pessoas a devolverem o pote, a entender essa reutilização. Além disso, toda vida que eu posto alguma coisa, a gente vai à feirinha e quem gosta do nosso produto acaba indo também. Com isso, a gente agrega valor à pessoa. Na agricultura familiar nós temos pessoas simples, que precisam de uma maior visibilidade. A intenção é essa: valorizar esse modelo de produção”, afirma Talita.

Com o sucesso do produto, a perspectiva é que novas receitas cheguem ao comércio local em breve. “Todo ano, eles [os agricultores familiares]estão trazendo coisas novas. Tem um senhor que já prometeu plantar inhame no próximo ano. Daí, a gente fazer iogurte vegano”, adianta.          (G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem