URCA obtém concessão da Rádio Universitária


Francisco do O’ de Lima Júnior (primeiro) no Ministério
da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em BrasíliaO Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, assinou, nesta quarta-feira, 18, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília, a concessão por 10 anos da Rádio Universitária URCA, que funcionará na frequência 94.3.

A conquista é comemorada por toda a comunidade acadêmica. A URCA se torna pioneira no interior do Estado do Ceará. A inauguração do novo equipamento de radiodifusão do Cariri será marcada. 

O Reitor Lima Júnior esteve participando, no final de novembro, de reunião na Capital Federal, junto à Direção de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, para solicitar a instalação definitiva da Rádio Universitária URCA, que atualmente funciona com seu estúdio no campus São Francisco da URCA, no Bairro Pinto Madeira, na cidade do Crato, na frequência 94.3 FM. 

Um dos aspectos relevantes do novo veículo está pautado no caráter educativo e cultural. A rádio já funciona num estúdio amplo, montado com a finalidade de manter os microfones abertos para o diálogo construtivo e no contexto de cidadania da sociedade caririense. 

Assinaram o contrato junto com o Reitor, Edson Sampaio e Bônia Mota, da Coordenação Geral de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, setor responsável do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O ministro Marcos Pontes havia assinado antes o documento,  junto com outras concessões. 

Histórico 
O Projeto para a instalação da Rádio Universitária teve impulso durante a gestão do então Reitor Plácido Cidade Nuvens, com a inserção de recursos por meio do Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários – Investimentos – Mapp, destinados aos estudantes. No período da gestão da Reitora Otonite Cortez, em que o atual Reitor era Pró-Reitor de Administração, foram adquiridos os equipamentos. E foi consolidada a instalação já em caráter experimental para funcionamento, na administração do então Reitor Patrício Melo. 

Segundo o Reitor Lima Júnior, foram vencidas todas dificuldades. “A partir de agora é tocar para a frente essa tão relevante conquista para a Universidade e a comunicação do Cariri, contribuindo de forma inequívoca para uma informação de qualidade, expansão do conhecimento e fortalecimento da cultura da nossa região”, afirma o Reitor.

SAIBA MAIS 
A Rádio Universitária URCA foi criada o âmbito da estrutura da Universidade Regional do Cariri, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, a partir da aprovação do Regimento Geral, em reunião na Sala dos Conselhos, em 29 de abril de 2019. 

É uma emissora de radiodifusão em Frequência Modulada 94.3, com autorização de funcionamento nos termos da legislação em vigor, e transferência de responsabilidade de gestão à Fundação Universidade Regional do Cariri. 

O funcionamento da Rádio Universitária se regerá por Regimento, pelas normas do Conselho Técnico, Administrativo e de Programação e Produção e da sua diretoria geral, pelas normas da URCA e pela legislação pertinente em vigor, para fins sociais, de divulgação científica e promoção dos eventos nas áreas de cultura e cidadania. 

A Rádio Universitária tem por finalidade a prestação de serviços de radiodifusão pública e serviços conexos, observados os princípios e objetivos na Lei em vigor no Brasil. Possui natureza educativa, com fins de laboratório de ensino, pesquisa e extensão da URCA.

via Gazeta Cariri

Comentários