Ações de saúde motivam a comunidade a procurar informações e atendimentos preventivos


No intuito de promover atendimentos especializados e disponibilizar informações relevantes acerca da saúde mental e da hanseníase, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversas atividades relacionadas as campanhas nacionais Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Roxo (hanseníase).Na manhã dessa terça-feira (28), a partir das 8h, foi realizada ação educativa no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Muriti.

Na ocasião, a psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Claudia Varela, falou dos tabus que envolvem as questões de saúde mental e da hanseníase, e a enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Muriti I, Tatiane Lavôr, falou sobre cuidados, prevenção, diagnóstico e tratamento.Para Luzia Silva, de 66 anos, foi um momento muito rico em informações.

“Aprendi muita coisa que não sabia. Agora entendo que é importante e que podemos nos prevenir”, destacou.Também foram feitas aferições de pressão arterial, rastreamentos de hipertensão, diabetes e medições de peso e altura.Ainda, pela manhã, foram realizadas ações noCentro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Escola Maria Yara de Brito Gonçalves, atendimentos de prevenção e cuidados com a hanseníase e uma palestra educativa sobre direitos da gestante.

As atividades foram conduzidas pela enfermeira Cynthia Nobre e pelo farmacêutico Ícaro Amâncio, auxiliados pelas alunas da residência profissional em saúde da Universidade Regional do Cariri (URCA), Maria Carolina Profissional e Luciana Nunes, ambas do curso de Educação Física.

E as ações seguem até o fim do mês: no próximo dia 30, às 8h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Dom Quintino; e ás 9h, ação sobre saúde mental na UBS Amélia Pinheiro, no Bairro Gisélia Pinheiro (Batateira). Dia 31, às 8h, ação sobre hanseníase acontece na UBS da Vila Padre Cícero.

via News Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem