Cearense é o único brasileiro em equipe de pesquisadores para tratamento de epilepsia


O professor cearense Geancarlo Zanatta, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), é um dos autores de uma pesquisa internacional que auxiliará no tratamento da epilepsia. O trabalho aborda os efeitos do ácido valpróico, um medicamento anticonvulsivante utilizado no tratamento da doença. O composto também é usado no tratamento de outras doenças neurológicas. 

O estudo foi desenvolvido ao longo de cinco anos e teve início através do programa Ciências Sem Fronteiras, a partir do pós doutorado de Zanatta no Birkbeck College, da Universidade de Londres, no Reino Unido. Depois de finalizar o período na universidade britânica, o professor prosseguiu o trabalho no Departamento de Física da UFC. 

“Desenvolvi, durante um ano, as simulações computacionais da pesquisa na UFC”, diz. Os estudos foram realizados em parceria com grupos de pesquisa do Reino Unido e dos Estados Unidos, e foi publicado na última edição da revista The Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America – PNAS, um dos periódicos científicos mais citados no mundo. 

Sobre os efeitos colaterais que do medicamento, o pesquisador explica que a pesquisa diretamente “não foca nos efeitos colaterais, mas os dados produzidos, a partir dela, vão permitir que o químico farmacêutico faça um novo derivado e ele possa testar esse medicamento”.                     (G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem