Em 24 horas, 38 açudes do Ceará têm aumento de volume; Barragem de Pedrinhas sangrou neste sábado (11)


Chuvas beneficiam Perímetro Irrigado Jaguaribe-ApodiEm 24 horas, o Ceará registrou aumento de volume de água em 38 dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) deste sábado (11). O aporte foi de 1.860.763 m³ no volume armazenado, segundo o órgão. 

Neste cenário, destacam-se os açudes Acarape do Meio, Edson Queiroz e Jaburu I. A Cogerh monitora 155 reservatórios no Estado. Entre eles, apenas o açude Germinal, em Palmácia, possui volume acima de 90%. Outros 93 reservatórios estão com volume abaixo de 30% e nenhum dos monitorados pelo órgão está sangrando. 

Já a Barragem de Pedrinhas, localizada em Limoeiro do Norte, interior do Ceará, transbordou na manhã deste sábado (11), com as chuvas. O reservatório não é monitorado pela Cogerh.

A barragem serve ao abastecimento de água do perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi. 

“A gente observa com otimismo, torce para que isso continue. A barragem está voltando a ficar perene, coisa que não acontece há cinco anos. Isso muda tudo e traz esperança”, comemora o morador Francisco Norberto. Ele conta que, geralmente, quando acaba o período chuvoso a barragem seca. 

Os municípios de Acaraú e Fortim registraram as chuvas de maior volume do estado no período entre 7h desta sexta-feira (10) e 7h deste sábado (11). 

Turismo 
Além de garantia na produção e suprimento hídrico, a barragem é importante no fomento ao turismo local. No entorno do equipamento existe um balneário, utilizado por turistas nos fins de semana e feriados. 

No período de cheia do rio, o fluxo de moradores e visitantes é maior. “Tem que ter chuvas constantes para ela [barragem]continuar assim. Quando ela era perene o turismo era gigante. Vinha gente até do Rio Grande do Norte, de Fortaleza”, acrescenta Francisco Norberto.               (G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem