Estudantes caririenses desenvolvem maionese à base de coco verde


Alunos do curso de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri, em Juazeiro do Norte, desenvolveram uma ideia de produto vegano alternativo à maionese tradicional. Trata-se de uma maionese à base de coco verde, que utiliza produtos 100% naturais e a gordura do próprio coco no processo de fabricação.

A ideia partiu dos alunos Davidson Kennedy, Luan Figueiredo e Kelvia Viera, que juntos produziram o trabalho científico, apresentando em uma disciplina de Análise Sensorial do curso, no qual seriam avaliados quanto à inovação tecnológica do produto. 

Media
Segundo Kennedy, a ideia foi desenvolver uma maionese à base do coco verde, contendo baixo teor de gordura. O total de 99,9% da gordura existente na maionese vem da própria polpa do coco, onde foi incluso uma quantidade mínima de azeite de oliva para a fabricação.

“O processo é o mesmo usado para a maionese tradicional, mas com a diferença de que não usamos o ovo, pois identificamos que o ovo cru pode transmitir uma bactéria chamada Salmonella, podendo haver contaminação através de outras doenças”, esclarece o estudante.

O produto então pode ser considerado uma maionese vegana, pois todos os ingredientes tem origem vegetal. Os alunos afirmam que o ingrediente que substitui o ovo é o chamado “sal negro”, feito apenas com ervas e que substitui este dentro da composição. 

Kennedy ressalta ainda que a produção do alimento também serve como uma alternativa para maior aproveitamento do coco, já que na maioria das vezes se aproveita apenas a água e descarta-se a polpa.

“O sabor ficou surpreendente e similar a maionese tradicional e foi aprovado por todos os provadores. Ela [maionese]segue em estudos e em breve será apresentada ao público”, conclui o estudante,

(Fonte: Site Badalo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem