Juazeiro enfrenta desabastecimento de vacinas; Crato e Barbalha também são afetados


Após denúncias de falta de vacina em alguns postos da região, a reportagem apurou que a cidade de Juazeiro do Norte sofre com o desabastecimento de duas delas: pentavalente e DTPa. Segundo a Secretaria da Saúde, a responsabilidade pelo envio das imunizações é do Ministério da Saúde. 

A vacina pentavalente faz parte do calendário vacinal e é administrada em crianças aos 2, 4 e 6 meses, sendo uma dose em casa período. Já a DTPa dTpa é aplicada em gestantes. 

Em Juazeiro do Norte, a previsão para normalizar a situação é até março, segundo a Secretaria da Saúde, que afirma que até hoje a cidade não recebeu nenhuma dose da vacina. 

Em Crato também houve o desabastecimento da vacina pentavalente, tendo recebido doses nesta quarta-feira (15), como explica a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio. “Isso ocorreu devido a um desabastecimento a nível federal que não enviou as doses da vacina, porém foi superado. A Secretaria de Saúde do Crato recebeu doses dessa vacina e já iniciou a distribuição para as unidades básicas de saúde”, afirma Arlene. As demais vacinas seguem com distribuição normal. 

Barbalha enfrentou a mesma situação do Crato. O reabastecimento ocorre nesta quinta-feira (16), como explica a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Nayara Rodrigues. “Estávamos com falta dessa vacina [pentavalente], no entanto ontem (15) chegou na regional de saúde para que a gente pudesse buscar e fazer a distribuição para os postos”, diz Nayara. Já a DTPa veio em pequena quantidade para o município, segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde.

(Fonte: Site Badalo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem