Ceará classifica 77 policiais como ‘desertores’ por faltar a convocação para atuar no carnaval


A Polícia Militar do Ceará classificou 77 policiais militares como “desertores”. Eles faltaram a uma convocação para trabalhar na segurança de festas de carnaval no interior do estado.

Conforme boletim extraordinário da Polícia Militar ao qual o G1 teve acesso, os policiais deveriam ter se apresentado às 9h de sexta-feira (21) em quartéis policiais para embarcar em viagens para cidades como Aracati, Camocim, Redenção e Cascavel, onde há festas de carnaval com grande público.

Ainda conforme o documento, a ausência no trabalho “consuma instantaneamente figura típica incriminadora”. A lista dos 77 desertores será encaminhada à Justiça Militar. Em caso de condenação, o crime de deserção pode resultar em pena de seis meses a dois anos de detenção.

Motim de policiais

Carros das forças de segurança do Ceará continuam com pneus furados ao redor do 18º Batalhão da Polícia Militar. — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Parte dos policiais do Ceará realizam um motim desde terça-feira (18). Conforme a Secretaria da Segurança Pública, os policiais invadiram quartéis e esvaziaram veículos da Polícia Militar.

O governo do Ceará afastou, neste sábado, 167 policiais militares que participam da paralisação. O afastamento dos envolvidos no motim deve durar 120 dias e os agentes já serão retirados da folha de pagamento do governo a partir deste mês.

A abertura de processos disciplinares contra os militares afastados ocorrerá de duas formas. A primeira envolve os inquéritos militares, cujo julgamento acontecerá na Justiça Militar. O segundo consiste no procedimento administrativo disciplinar realizado pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Exército e Força Nacional

Agentes do Exército realizam a segurança em ruas próximas ao Comando da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza — Foto: José Leomar/SVM

Com o número reduzido de policiais atuando no Ceará, o estado recebe reforço de tropas do Exército e Força Nacional. As tropas do Exército que farão o patrulhamento serão formadas por militares de Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e vão atuar de forma prioritária na capital e cidades da Região Metropolitana. No interior, as forças serão empregadas conforme a demanda.

A expectativa era que o Exército começasse a atuar a partir da tarde desta sexta, mas por volta das 10h, já havia tropas realizando patrulhamento no Centro de Fortaleza, em ruas próximas do comando da 10ª Região Militar, onde uma reunião definiu os detalhes da operação.

A violência disparou durante o motim. Entre as 6h de quarta-feira e as 6h de quinta, o estado teve 29 homicídios – quase cinco vezes a média diária de 2020, de seis por dia.

G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem