Governo lança campanha para reduzir gravidez na adolescência


O Governo Federal lançou a campanha Tudo tem seu tempo, com objetivo de educar jovens sobre sexo e gravidez na adolescência. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a relevância da ação.Isso é elemento de discussão, sim. Nós precisamos olhar os números e saber as consequências.

É papel de todos que têm uma responsabilidade com os jovens e adolescentes criar uma consciência. Estamos diminuindo os números [de gravidez indesejada]de 15 a 19 anos em 40%. Mas na faixa etária abaixo de 15 anos, de 2000 a 2016, o número da gravidez infantil permaneceu no mesmo patamar.

Nada mudou, argumentou.Sobre a orientação de abstinência, Mandetta afirmou que o assunto foi muito discutido internamente e que a orientação educativa para evitar a gravidez infantil deve ser o foco da ação do governo.O que se diz para uma criança assim [abaixo de 12 anos]a não ser ‘tudo tem seu tempo’? Não é idade de medicalizar, de interferir.

A discussão é complexa, concluiu.De acordo com nota publicada pelo ministério, a medida é tida como política complementar e faz parte de um pacote de “medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.O programa faz parte da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez Precoce, criada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro de 2019.

A mensagem estimula o adiamento de relações sexuais e orienta jovens a dialogar com a família e a procurar unidades de saúde antes de iniciar uma vida sexual ativa.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem