Secretaria da Saúde realiza ação de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis no Shopping Benfica nesta manhã


O Carnaval é, sem dúvidas, sinônimo de liberdade e diversão para muitas pessoas. Mas, durante os dias de folia, é fundamental evitar excessos e tomar cuidado com a transmissão das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Para reforçar a importância do uso do preservativo, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza, nesta semana, duas ações com foco na conscientização.Os agentes do órgão da saúde estão na manhã desta quinta-feira realizando a prevenção no Shopping Benfica.

Além de distribuir preservativos, os profissionais da Sesa repassarão orientações a respeito de medidas preventivas e dos riscos das IST’s. Quem passar no local também poderá realizar o teste rápido para o HIV. A ação hoje ocorre entre 10h30 e 15h.

Casos de HIV no Ceará
O número de casos de HIV, causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), diminuiu no Ceará. Entre os anos de 2015 a 2019, a quantidade de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.119 para 721.

A redução é resultado, principalmente, de iniciativas feitas pela Vigilância Epidemiológica da Sesa ao longo dos anos.A partir de 2014, as notificações dos casos de contaminação pelo vírus passaram a ser contabilizados. Até então, só eram informados os casos de Aids. “Aqueles identificados apenas com o vírus, ainda sem o adoecimento, não tinham identificação. Com isso, não havia o quantitativo. A ampliação fez com que pudéssemos trabalhar com a prevenção das pessoas apenas infectadas com o vírus, impedindo assim, o surgimento Aids”, comenta Anuzia Saunders, técnica do setor de IST/HIV/Aids da Sesa.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem