Secult divulga os agraciados com a Comenda Patativa do Assaré


Por Redação Gazeta do Cariri

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) torna pública a lista dos agraciados com a Comenda Patativa do Assaré 2020. São eles: Antônio Rosemberg de Moura; Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho; Josenir Amorim Alves de Lacerda; Raimundo Fagner Cândido Lopes e Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. 

As indicações foram abertas ao público, feitas online, sendo acompanhadas de justificativa do mérito dos nomes sugeridos. Os indicados foram avaliados por uma Comissão de Seleção composta por sete membros: três integrantes do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC); dois integrantes da Secult; um representante da Universidade Regional do Cariri (Urca); e um representante da Fundação Memorial Patativa do Assaré. 

A condecoração visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. 

Comenda Patativa do Assaré 
A Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12.03.2018. A proposta de concessão da Comenda Patativa do Assaré é uma iniciativa da Secult. Todos os nomes acima destacados, foram indicados pelo mérito dos agraciado, e submetidos a aprovação final pelo Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará (CEPC). 

Todos os agraciados preencheram os seguintes requisitos: distinguir-se por sua atuação no âmbito da cultura popular tradicional; ser autor de trabalho de notório mérito no âmbito da cultura popular tradicional. 

Cerimônia de entrega 
A cerimônia de entrega da Comenda será realizada pelo Governo do Ceará, através da Secult, nos termos da Lei nº 16.511/2018, no próximo dia 05 de março de 2020, durante a Festa pelo nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, o Poeta Patativa do Assaré, que faz parte do Calendário Cultural Oficial do Estado do Ceará, nos termos da Lei nº 16.510/2018, em evento aberto ao público e realizado na Cidade de Assaré. 

Patativa do Assaré 
Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, nasceu no dia 05 de março de 1909, na Serra de Santana, no município de Assaré. Foi cantador, repentista, compositor e um dos maiores poetas populares do Brasil. Através de sua poesia, foi intérprete e porta-voz das tradições e valores do sertão e do povo excluído de seu tempo. Escreveu sobre amor, sobre o cotidiano e os dramas do sertanejo, sobre as dificuldades enfrentadas com a seca e sobre o desafio que as novas tecnologias representa às formas tradicionais de sociabilidade do sertão. Com a medida certa entre a emoção e a razão, nunca silenciou diante de censuras, nem mesmo durante o regime ditatorial. Colocou também sua poesia a serviço de lutas sociais, denunciando as desigualdades, a situação dos meninos de rua, reclamando por Reforma Agrária, reivindicando as eleições diretas e a renovação da política. Ganhou popularidade nacional e reconhecimento internacional como um dos maiores nomes da poesia brasileira por meio de diversas premiações, títulos e homenagens.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem