33 anos de instalação da Universidade Regional do Cariri (URCA)


A URCA, foi criada pela Lei nº 11.191 de 09 de Junho de 1986, autorizada a funcionar por Decreto Presidencial n° 94.016, de 11 de fevereiro de 1987 e, instalada em 07 de março e 1987. Em 1º de março de 1993 ela foi transformada em fundação, com o nome de Fundação Universidade Regional do Cariri (Lei 12.007-A). 

A instituição comemorou neste sábado (07), 33 anos de instalação deste grande projeto de Universidade. 

O momento de celebrar uma história que, apesar de tão breve diante da idade de outras universidades do Brasil e do mundo, tem sua evolução marcada por êxitos e fortalecimento. 

Nascida da mobilização da sociedade em torno de um ideal, a missão da URCA, expressa no seu texto regimental e evidente na sua prática sedimentou-se em suas ações destes 33 anos é: “contribuir significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em sintonia com as aspirações da sociedade, constituir-se agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará, prioritariamente.” 

Media
Entretanto, seu raio de ação geoeducacional, ultrapassa as fronteiras do Ceará, estendendo-se aos estados do Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, beneficiando 106 municípios. Atua na busca de soluções dos problemas relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região, desenvolvimento sustentável e includente como desiderato. Por sua função precípua a URCA se inclina também sobre os problemas nacionais e universais, sendo propulsora da ciência, da cultura e da civilização de forma criativa e inclusiva. 

Atualmente a Universidade Regional do Cariri tem como demarcações a busca constate pela integração com a comunidade, o fortalecimento da produção do conhecimento aplicado em todas as suas áreas de atuação, a excelência na instrução de profissionais e o destaque na formação de professores para atuar em todos os níveis da educação. 

De 2.123 estudantes matriculados no momento de sua instalação há 33 anos, somos hoje mais de 11 mil. Nesta expansão ao longo do tempo contamos com grandes avanços: a implantação de nossas unidades em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, aquisição do Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri, aprovação da candidatura do Araripe Geoparque Mundial com sucessivas avaliações exitosas, projeto de grande ousadia e que já faz escola no Brasil e na América Latina; de uma universidade que antes majoritariamente formava professores, ampliamos e incrementamos a esta estratégica tarefa a produção do conhecimento inovador pela implantação da pós-graduação e consolidação da pesquisa. Fomos a primeira instituição do Cariri a implantar a pós-graduação Stricto Sensu em nível de mestrado e de doutorado. 

Estudantes, professores, servidores, grupos fundadores, pessoas egressas e a comunidade regional foram e são os sujeitos protagonistas desta grande história. Congratulações a todos, reiterando o sentimento de que é momento de comemorar o resultado das lutas e da construção histórica da nossa URCA, forjando o horizonte vindouro de outras tantas lidas em defesa da universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem