47% do valor da gasolina no Ceará correspondente a impostos


Apesar de ter sido reduzido em 4% e 5% nas refinarias da Petrobras, o valor da gasolina e do diesel ainda não está chegando com desconto real na bomba dos consumidores cearenses.

A estatal anunciou o sexto reajuste de valores no fim da última semana, porém as mudanças impactam em apenas um terço da cadeia dos produtos e o preço da gasolina permanece estável no Ceará, pois os impostos correspondem a 47% da gasolina.

De acordo com o assessor de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindipostos-CE), Antônio José Costa, como os descontos oferecidos pela Petrobras impactam somente um terço da cadeia, a refinaria é apenas o primeiro passo de um caminho que leva até a bomba de combustível no posto da esquina.

Conforme os especialistas é preciso entender o processo da cadeia desde a refinaria até o consumo. O mercado internacional passa por momento em que o preço do barril de petróleo, hoje cotado a US$ 58, está em queda, mas a variação cambial desvaloriza o real frente o dólar. A moeda encerrou a última semana na oitava alta consecutiva, a R$ 4,48, renovando recordes desde a criação do Plano Real.

via Ceará Agora

Postar um comentário

0 Comentários