Açude Castanhão sobe 0,77 metro e atinge 10.38% da sua capacidade


No último domingo o Castanhão havia subido 0,90 metro. FOTO: Markos MontenegroO açude Castanhão, localizado na cidade de Alto Santo, subiu 0,77 metro desde a segunda-feira, 31. O reservatório responsável por abastecer Fortaleza e Região Metropolitana chegou a 10.38 % da sua capacidade de armazenamento, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Com o aporte, o açude alcança volume de 695.18 hm³, e tem um total de 12.34 metros. 

No último domingo, o Castanhão havia subido 0,90 metro, crescimento considerado “razoável” pelo diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Bruno Rebouças. Segundo ele, subir metro em 24 horas não é difícil para o Castanhão, “mas há vários anos não tínhamos subidas expressivas assim”, esclarece. Ele lembra que, em anos de quadra chuvosa como a de 2004, o açude enchia mais de metro por dia. 

Situação dos reservatórios nesta terça-feira 
Dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará tem hoje 63 açudes em situação crítica, com menos de 30% da capacidade de armazenamento. Outros 39 estão com nível de água superior a 90% da capacidade. 

Além do Castanhão, outros dois principais reservatórios que abastecem o Estado seguem abaixo dos 30% da sua capacidade. São eles o açude Orós, com 15.93 % e o Banabuiú, com 6.96 %.           

   (O Povo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem