ATENÇÃO: Prefeitura de Juazeiro apresenta plano de enfrentamento ao coronavírus


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte apresentou, na manhã desta terça-feira (17), o plano de enfrentamento ao coronavírus e demais medidas do Decreto Municipal nº 505 que foi assinado nesta terça pelo prefeito Arnon Bezerra.

A apresentação aconteceu no Centro Universitário Unileão e contou com a participação dos prefeitos do Crato, José Ailton Brasil, de Barbalha, Argemiro Sampaio, secretários municipais, além de representantes de diversos segmentos da sociedade, como igrejas, universidades, polícia militar, hospitais públicos e privados, entre outros. O prefeito Arnon Bezerra ressaltou a importância e necessidade dessas decisões serem tomadas de forma conjunta pelos municípios para que tenham real efetividade.

O secretário da saúde de Juazeiro do Norte, Lucimilton Macêdo, explanou a situação epidemiológica do coronavírus a nível mundial, nacional e estadual. Em seguida, explicou as ações de enfrentamento e orientou o fluxo dos pacientes com suspeita de infecção pela Covid-19 na rede municipal de saúde e na rede de referência definida pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA).

A partir desta quarta-feira (18), o Município irá dispor de uma Unidade de Retaguarda que realizará a assistência inicial aos pacientes suspeitos, com atendimentos ambulatoriais e de baixa complexidade. O objetivo é minimizar o fluxo de atendimento da UPA e dar suporte às Unidades Básicas de Saúde, reduzindo os riscos de transmissão local. A Unidade fica localizada na Avenida do Agricultor, próxima ao Vapt-Vupt.
Em casos de complicações e gravidade, os pacientes serão encaminhados para o Hospital Regional do Cariri, unidade de referência determinada pela SESA. O Hospital São Lucas tem reservado 04 leitos de isolamento, com prioridade para gestantes. Casos suspeitos identificados como menos graves receberão acompanhamento domiciliar.

Suspensão da Romaria

Na ocasião, o Padre Cícero José, pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, leu nota oficial da Diocese do Crato que recomenda a suspensão dos atos litúrgicos (procissões, romarias, novenas, vias-sacras) e eventos formativos (reuniões da catequese, encontros pastorais) que haja possibilidade de aglomeração de pessoas.

Decreto Municipal

O Decreto Municipal segue as recomendações estabelecidas no Decreto do Governo do Estado do Ceará publicado na última segunda-feira (16). As secretarias deverão suspender, inicialmente por 15 dias, as atividades programadas para os próximos dias com público superior a 100 pessoas. O mesmo é válido para eventos particulares.

Serão suspensas também, a partir de 19 de março, as atividades educacionais presenciais em todas as escolas, universidades e faculdades, da rede de ensino pública, com exceção das creches que possuam alunos com risco de desnutrição. Essas creches funcionarão das 11h às 14h para a distribuição da merenda escolar.

Fotos: Carlos Lourenço

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem