Com auxílio da Seagri, produção pioneira de Pitaia começa dar frutos em Juazeiro do Norte


Uma produção pioneira de Pitaia começa a dar frutos em Juazeiro do Norte. Com suporte técnico da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri), além de outras instituições, a produtora Derce Maria Fernandes Pereira realizou sua primeira grande colheita nesta sexta-feira (28), após um ano de ter iniciado o plantio das primeiras mudas.

Em um terreno medindo cerca de uma tarefa, Derce Maria resolveu iniciar a plantação da Pitaia após ter experimentado uma fruta comprada em um supermercado. A partir de então, fez germinar sementes, adquiriu mudas e investiu forte na produção. Hoje são cerca de 700 pés em sua propriedade.

Desde o início de sua produção, técnicos da Seagri acompanham a Derce Maria, orientando sobre o manejo, podas e adubação do solo que é feita sem o uso de aditivos químicos, através da utilização de coberturas de matéria orgânica e esterco fornecido pela Seagri sempre que necessário.

O Secretário Romão França destaca que a iniciativa da produtora demonstra que Juazeiro do Norte possui um potencial muito forte para o cultivo de diversas culturas, inclusive, as que são originárias de outras partes do mundo. “Com o acompanhamento técnico adequado, podemos colher melhores resultados, provando que é uma cultura que se adapta bem em Juazeiro do Norte”. O Secretário lembra ainda que tem buscado parcerias com instituições, a exemplo do Sebrae, que possam dar orientações para que produtores como a Derce Maria, possam comercializar seus produtos dentro da formalidade. “A Seagri dá esse passo, estudando o mercado e as formas de formalização. Queremos fortalecer o agricultor empreendedor, contribuindo para escoar toda essa produção, agregando valor e formas de crescimento, gerando rendas aos agricultores”, reforça o Secretário.

Derce Maria garante que produz 13 variedades de pitaias. Ela lida sozinha em sua propriedade, zelando pelo cultivo, recebendo e compartilhando informações em um grupo de aplicativo de troca de mensagens. Seu objetivo é ampliar a produção do fruto e poder gerar trabalho e renda para toda a sua família.

A produtora ressalta que o apoio técnico e o incentivo da Seagri tem sido de fundamental importância para que ela continue acreditando em seu projeto. “Eu acreditei na Pitaia, uma fruta que além de bonita, é muito saudável. E sempre que preciso de apoio ou alguma orientação, a Seagri me auxilia, acreditando também nesse projeto”, comenta Derce Maria.

A perspectiva de Derce é que ela consiga realizar colheitas mensalmente. Para isso ela dedica boa parte do seu tempo para a polinização manual das flores, garantindo que a fecundação aconteça de forma satisfatória, dando frutos de melhor qualidade.

A Pitaia

É uma fruta originária da América Central e México, pertencente a família Cactaceae. Também conhecida como “Fruta do Dragão”, por ser um fruto rústico e atrativo, ela possui algumas variações em sua aparência, podendo aparecer com a casca vermelha e polpa branca, casca e polpa vermelha e casca amarela com espinhos e polpa branca.

Por suas qualidades nutricionais, tem conquistado cada vez mais consumidores em várias partes do mundo. Além de sua região de origem, ela está sendo cultiva em países como a China, Israel, Equador e Brasil.

Além da polpa, a casca também possui alto valor nutricional e é utilizada na produção de geleias.

Fotos: Carlos Lourenço

Fonte Assessória Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem