Em meio à pandemia, padre dá bênção da varanda de apartamento em Fortaleza e emociono fiéis


Com a pandemia de coronavírus e a orientação para que as pessoas fiquem em casa, o padre Douglimar Lucena da Igreja do Carmo em Fortaleza elaborou uma nova forma de abençoar e levar uma palavra de conforto aos fiéis apreensivos com a disseminação da doença pelo mundo.

Todas as tardes, às 15h, ele reza o Terço da Misericórdia em uma live em rede social e, após a oração, o religioso dá uma bênção na janela do prédio em que mora, na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. As ações tiveram início no dia 18 de março, quando as primeiras medidas de quarentena foram iniciadas por conta do coronavírus no Ceará.

O vírus afetou também a missa no Vaticano; nesta sexta-feira (27) o Papa Francisco celebrou a missa Urbi et Orbi sem a presença de fiéis na Praça São Pedro.

“Pensamos em continuar atender as pessoas. Com essa situação de quarentena, queríamos ficar perto do povo. Cerca de 1200 pessoas acessam a live no Instagram, 700 ficam até o final”, diz o padre cearense.

Após a transmissão pelas redes sociais, que dura em torno de quarenta minutos, o padre vai até a janela do prédio, de frente para uma das principais avenidas da capital cearense e começa o momento da bênção, que é acompanhada por fiéis da vizinhança. “Muita fé, muita esperança. O povo clama por Deus”, pontua.

“Isso aqui é uma bênção na nossa Domingos Olímpio”, conta uma das fiéis que acompanha a ação religiosa, Lucy Brasil, 52. Ministra da eucaristia e integrante do grupo de oração da Igreja do Carmo, Lucy acompanha o padre Douglimar há dois anos e participava do terço da misericórdia toda sexta-feira.

Lucy Brasil está de quarentena e não sai de casa para nada, já que faz parte do grupo de risco para o novo coronavírus desde o dia 16 deste mês. “Acompanho as lives, as bênçãos começaram essa semana e são maravilhosas. É um momento de alívio para todos nós nesse momento tão delicado. Rezamos sempre pela saúde no mundo”, afirma.

Alcance

O padre já recebeu diversos testemunhos após o início das ações religiosas. “Pessoas que estavam aflitas e agora estão em paz. Tem uma senhora que não pode se levantar, mas consegue ver da janela e se sente fortalecida “, esclarece.

“A cada dia aumenta mais”, conta o padre sobre os fiéis na live e durante a bênção. A divulgação aconteceu através do Instagram do padre e outros paroquianos que moram no prédio foram compartilhando com outros vizinhos.

A ação se tornou maior do que o planejado. “Pessoas do interior do Ceará e de outros estados estão chegando através da live”, ressalta. Para o padre Douglimar, a experiência é importante “para sustentar a fé do povo que necessita ainda mais de Deus nesse momento”, explica. Com o grande alcance da live, o objetivo para o futuro é transmitir nas redes sociais o terço da misericórdia de sexta-feira.

Foto: Camila Lima/SVM
Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem