Estátua de Seu Lunga atrai dezenas de visitantes em Juazeiro do Norte


POR AGÊNCIA NEWS CARIRI. A estátua de Joaquim dos Santos Rodrigues, conhecido como Seu Lunga, inaugurada no último sábado (14), tem atraído a visita de dezenas de pessoas em Juazeiro do Norte. A escultura realista está localizada em frente a residência onde morava, na Praça do Cinquentenário, bairro Socorro.

O Projeto foi idealizado pelo empresário e admirador, José Leite, da cidade de Ilhéus, e pela sobrinha do Seu Lunga, Rosângela Tenório. Ambos procuraram a Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) que executou a obra, através da Prefeitura Municipal, e ofereceu todas as informações necessárias para que o artista Ranilson Viana pudesse se aproximar ao máximo da imagem do comerciante.

História O famoso vendedor tinha um comércio de sucatas localizada na Rua Santa Luzia. Além de ser conhecido pelas respostas dadas às perguntas que julgava óbvias, ele também foi poeta e repentista.

Nascido na cidade de Caririaçu, Seu Lunga viveu durante toda a sua infância em Assaré. Filho de uma família de sete filhos, veio morar em Juazeiro do Norte em 1947 onde se casou e teve 13 filhos. Faleceu em 2014, aos 87 anos de idade, na cidade de Barbalha, por complicações no sistema digestivo.

Apesar de nunca ter gostado da forma como era popularmente conhecido, foi personagem recorrente na literatura de cordel. A fama atraiu milhares de turistas à cidade de Juazeiro do Norte e as pessoas acabaram nutrindo uma relação de carinho e respeito pelo comerciante.

via News Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem