Gasolina deve cair 10% no Estado, diz especialista


A gasolina deverá ficar mais barata na próxima semana. Esta é a expectativa do consultor na área de petróleo e gás, Bruno Iughetti, que crê que o preço nas revendas do Ceará seja reduzido em 10% devido às quedas sucessivas no preço do combustível no mercado global. Isso depois que, na terça (24), a Petrobras já havia concedido uma redução do valor do combustível nas refinarias de 15%.

De acordo com Iughetti, há bastante espaço para que o valor caia ainda mais devido a fatores como estoque. Além disso, ele informa que os reajustes ainda não chegaram às bombas de combustível. “Calculo que o preço de bomba pode ter uma redução de 10% em meados da semana que vem. Ainda há uma boa quantidade represada de reajuste e isso é uma oportunidade que vai além dos 15% de reajuste da Petrobras”, disse o consultor.

Além da gasolina, o consultor afirmou que o diesel poderá ficar mais barato semana que vem. Ele explicou que o combustível não passou por reajustes nos últimos dias e isso poderia significar esse atraso de repasse por estoque.

Segundo o consultor, os fatores que atrasam a redução de preços das refinarias para as bombas são existência de estoque comprado com preços antigos e os detalhes de composição de preço nos postos.

Empresários, segundo Iughetti, levam em conta a cobrança de impostos, a margem de lucro e a taxa de mistura de outros combustíveis na gasolina para calcular as alterações de preços do combustível.

“A redução da gasolina já caiu 40% nas refinarias, mas o repasse não é imediato e depende de vários fatores, como estoques, margens de lucro da revenda, impostos e proporção de mistura de combustíveis. Por isso não é instantâneo”, disse.

“Há muito reajuste represado. Isso nos leva a crer que o diesel estará encontrando, dentro de dez dias, uma redução de preços. A queda da gasolina tem acontecido em todos os países da Europa e nos Estados Unidos, só que lá foi mais abrupta, então esperamos algo nesse sentido aqui também”, disse Iughetti.

Esta redução no preço do combustível está diretamente ligada à queda das cotações do barril de petróleo no mercado internacional. Este ano, a Petrobras reduziu o preço dos seus combustíveis para repassar as quedas do preço da commodity. Este cenário ficou ainda mais complicado com o início de uma guerra de preços entre a Rússia e Arábia Saudita, que não conseguem entrar em acordo quanto ao valor do petróleo.

Em 2020, a gasolina já acumulou oito cortes de preço, com o último (de 15%), marcando a terceira redução em doze dias. No ano, o preço de venda do combustível nas refinarias da Petrobras já acumula uma queda de 40%.

A estatal já indicou sete cortes para o diesel, que soma 29% de redução.

Com as medidas, o preço médio de vendas nas refinarias, para a gasolina, passou para R$ 1,1458 por litro, o menor desde outubro de 2011. O dado é de um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem