Juazeirense produz e doa máscaras para profissionais da saúde no município


Um juazeirense tem feito a diferença diante da situação pandêmica do Covid-19. Jorge Bandeira, 36 anos, que trabalha com modelagem e impressão 3D, está produzindo máscaras para doar à Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte e ao Hospital Regional do Cariri (HRC), referência no atendimento a casos suspeitos do coronavírus no Sul do estado. As máscaras são produzidas por ele em folha de acetato, que cobre todo o rosto, e impressas em 3D, para utilização dos profissionais da saúde.

Na Itália, o equipamento mostrou eficiência ao evitar que estes profissionais tocassem a própria face e ao proteger do contágio por saliva, via tosse ou espirro de pacientes infectados. Outra vantagem dos escudos faciais (face shields) é a reutilização. Podem ser lavados com água e sabão ou álcool em gel.

Segundo Jorge, a produção dobrou essa semana, mas ainda é lenta. São dez por dia. Cada uma poderia custar cerca de 30 reais, se ele fosse cobrar. “Primeiro, estou imprimindo as estruturas das máscaras para depois fazer um único corte dos acetatos. Minha esposa está me ajudando. Não cobraremos nada. Não é hora para se aproveitar da situação. Precisamos nos ajudar mutuamente”, diz.

Estrutura das máscaras, impressa em 3D. Imagem: Arquivo Pessoal

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, veio a público agradecer a iniciativa do rapaz. “Parabenizamos pelo trabalho alicerçado na empatia, cuidado e respeito ao próximo. Agradecemos por unir forças com o poder público na luta contra o novo coronavírus”, destaca.

“Outra arma poderosa é a tecnologia e ela não para de avançar”, ressalta o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo. Ele também afirma que o Ecossistema Regional de Inovação, o Kariri Valley, está se articulando para impulsionar a produção de face shields. A expectativa é de que a UFCA e o IFCE viabilizem mais máquinas e treinamento de pessoal para operá-las. “Vamos vencer essa batalha”, pontua Michel.

Foto: Arquivo Pessoal

Fonte site Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem