Juazeiro do Norte inaugura primeira Pousada Social do interior do Ceará


Com a presença do Prefeito Arnon Bezerra, Juazeiro do Norte inaugurou nesta sexta-feira, 13, a primeira Pousada Social do interior do Ceará, destinada a pessoas em situação de rua. Além do acolhimento para descanso durante a noite, o equipamento também oferecerá alimentação, serviços de saúde, convivência social e apoio a políticas públicas que viabilizem a promoção da subsistência própria dessas pessoas.

A Pousada recebeu o nome do Dr. Francisco Moreira de Oliveira, importante personalidade juazeirense que muito contribuiu para o crescimento e melhorias no município. A família esteve presente e enfatizou a importância da homenagem em um equipamento que mudará a vida de tantas pessoas. “Em nome de todos os familiares do meu amado Moreira, agradeço pela linda homenagem e reconhecimento em uma instituição tão grandiosa que é a Pousada. Acredito que aqui os profissionais cuidarão muito bem das pessoas”.

O Prefeito Arnon Bezerra destacou o trabalho que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) vem desenvolvendo no cuidado com as pessoas e na promoção da dignidade humana. “Trabalhos com justiça social, devolvendo a pessoas que se encontram atualmente em situação de vulnerabilidade e direitos violados o que delas são de direito”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto, foi elaborado, junto com equipe multidisciplinar, um planejamento socioeducativo multidisciplinar para desenvolver ao longo do ano. “Agora essas pessoas terão um endereço, uma referência. Na Pousada, serão desenvolvidas atividades educativas, atendimento médico, capacitações, inclusão no mercado de trabalho e acesso a programas sociais como o Bolsa Família e outros”. Ainda de acordo com o gestor da Sedest, a casa, apesar de ter caráter transitório, funcionará como um lar para a quem dela precisa.

A Pousada Social também será um ponto de apoio durante as Romarias para os romeiros que se perderem dos familiares. “Teremos condições de abrigar essas pessoas por um curto período para que elas se organizem e retornem aos lares”, afirmou o secretário adjunto da Sedest, Tiago Pereira.

Funcionamento

A Pousada Social Dr. Francisco Moreira de Oliveira funcionará das 18h30 às 7h, com capacidade de abrigar até 20 pessoas, com locais distintos para homens e mulheres. Para o pernoite, é necessário que a pessoa esteja cadastrado no Centro Pop, como manda a Lei Municipal 4993/2019.

Fotos: Carlos Lourenço

Fonte Assessória Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem