Município do Crato se mobiliza para prevenção e combate ao Aedes aegypti


A Secretaria Municipal de Saúde do Crato (SMS) realizou, na tarde da última terça-feira (3), no Centro de Nutrição do município, reunião de mobilização e combate ao Aedes aegypti. O objetivo do encontro, que reuniu representantes de diversos setores da saúde, escolas, igreja e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, é alertar e incentivar a prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito.

De acordo com o gerente da Célula de Controle de Endemias, José Rodrigues, foram pontuadas ações, como: oficinas com professores e alunos da Escola Gonzaga Mota, junto com a Pastoral do Menor; conversas com times de futebol; auxílio das igrejas, onde os padres falam sobre o tema nas missas; carro de som com mensagem de alerta nos bairros Alto da Penha e Mutirão; panfletos digitais para divulgação nas redes sociais; realização de blitz educativa com banda musical, panfletagem, apoio do Demutran, Tiro de Guerra, Equipe da Estratégia de Saúde da Família, Educação, Secretaria de Meio Ambiente e visitas domiciliares.

“Estamos em planejamento para que a blitz seja realizada no próximo dia 10. Também iremos organizar plano para realização da coleta do lixo, bem como realizar o Dia D de mutirão de limpeza, junto com a Secretaria do Meio Ambiente”, destacou José Rodrigues.É de suma importância que a população redobre os cuidados com suas casas, verificando o armazenamento de água, o lixo e todos os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.

Além disso, a população deve observar e auxiliar o poder público no ambiente coletivo, com o recolhimento regular de lixo nas vias, a limpeza de terrenos baldios, praças, entre outros.O combate ao mosquito é a principal forma de prevenção a essas doenças. O mosquito Aedes aegypti é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya.

via Flavio Pinto News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem