Primeira mulher a ocupar cargo de coordenadora na Força Nacional é cearense


Coordenadora-geral de Administração da Força Nacional (FN), Keydna Alves Lima Carneiro tem 43 anos, destes, 26 dedicados a carreira de policial militar (PM). Cearense, natural de Fortaleza, a tenente-coronel é a primeira oficial no Brasil a ocupar este cargo. Os que a antecederam foram todos homens. 

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, O Povo entrevistou a oficial sobre a representação feminina da Força Nacional e os desafios que as mulheres militares enfrentam longe dos seus respectivos estados e das famílias. Keydna vê o dia 8 de março como um dia de representação das vitórias femininas.

“É um dia de lembrança de uma luta e uma luta vencida pela força da mulher e a representação mundial. Como sobre a questão do Dia da Mulher para profissional de Polícia Militar, vejo como hoje, na idade contemporânea, a gente podendo viver a entrada em terrenos antes tão masculinizados, em castas tão fechadas, a mulher ocupa seu lugar em qualquer lugar”, relata. A oficial lembra cearenses como a Jovita Feitosa, que fingiu ser um homem, cortou o cabelo e foi para a guerra contra o Paraguai. “Hoje, constitucionalmente, legalmente, a gente pode, a gente foi imersa nesse território. E isso foi importante nas nossas vidas. A mulher está nas forças policiais, não para tirar o lugar do homem, mas para ocupar uma lacuna que é o seu próprio espaço’, ressaltou. 

A Força Nacional, por questão de segurança, não divulga o seu total efetivo, no entanto, a oficial afirma que pelo menos 20% do efetivo é feito de mulheres. A FN é uma tropa formada por homens e mulheres de todo o Brasil. As 27 unidades federativas passam por processo de seleção, arregimentando a tropa, que pode ser empregada em qualquer território brasileiro. No ano passado foi inaugurada a primeira missão estrangeira na África. 

Atualmente, a FN se encontra em 52 operações no Brasil. É formada por policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e profissionais de perícia. Nesse momento é dirigida pelo coronel Aginaldo, o primeiro nordestino a assumir a direção da Força Nacional.

Em relação aos desafios, a tenente-coronel relata que são similares aos que vivenciou no Ceará. A oficial conta que cada ocorrência é única. “A grande honra de trabalhar na Força Nacional é extrapolar as fronteiras estaduais. Geralmente quando passa em um concurso passa para atuar naquela área interna e somos profissionais servidores públicos do nosso estado, particularmente a minha a do estado do Ceará. Todas essas mulheres na Força Nacional atuam extrapolando as suas fronteiras de servidoras públicas estaduais para operar em qualquer parte do Brasil e também nas operações estrangeiras, como foi o caso de Moçambique”, explica.

As mudanças, para a oficial, se estenderam para a família. Ela é casada com Wagner, um cirurgião-dentista, e é mãe de Benjamim, de oito anos. “Meu marido vive em ponte aérea e meu filhote mora comigo em Brasília. A Força Nacional, para as mulheres que operam, vivem todas as dificuldades da ausência, de estar longe de casa, são situações extremamente resilientes e de superação. Todos são voluntários, pois passaram por processo seletivos para trabalhar a disposição da União pela Força Nacional”, explica. 

Os agentes de segurança da FN são subordinados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do ministro Sérgio Moro, ao secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teophilo, além do coronel Aginaldo, diretor da Força Nacional.                            (O Povo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem