Semana inicia com previsão de chuva para o Cariri


Cidade de Várzea Alegre. FOTO: Lindomar JúniorAs atuais condições de tempo indicam cenários diferentes para cada um dos próximos dias no Ceará até a próxima quarta-feira (1º), segundo projeções da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Para esta segunda (30), a tendência é de nebulosidade variável em todo o estado com eventos de chuva sobre maior parte do Ceará, ficando somente o Cariri com precipitações isoladas, o que quer dizer que esta macrorregião deve receber registros entre 20% e 50% do seu território ao longo do dia. Nas demais, as chuvas poderão ultrapassar a metade das áreas. 

Ressalta ainda que hoje o Litoral Norte e a Ibiapaba (noroeste) está mais propenso a maiores acumulados em relação às demais porções do estado. 

Próximos dias 
Já nesta terça (31), as condições apresentadas por resultados de modelos numéricos de tempo e avaliadas pelos meteorologistas indicam que o cenário deve seguir favorável no noroeste e reduzindo no resto do Ceará, que terá, de forma geral, previsão de precipitações isoladas. 

Por fim, na quarta, quando há tendência de maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e, com isto, tornando o cenário mais favorável às chuvas, todas as macrorregiões deverão apresentar condições de eventos de chuva. Porém, este cenário será reavaliado até lá. 

Fortaleza e RMF 
Nesta segunda, a Capital e sua Região Metropolitana têm possibilidade de chuva entre tarde e noite. Já na terça e na quarta, os registros tenderão a acontecer, de forma concentrada, entre madrugada e manhã. 

Balanço de chuvas 
No intervalo entre às 7h deste domingo (29) e às 7h desta segunda, choveu em cerca de 55 municípios conforme dados da Funceme. Os acumulados mais expressivos foram em General Sampaio com 57 mm e Ipu, que registrou 52 milímetros. No Cariri a maior chuva foi em Mauriti, 12 mm.

via Gazeta Cariri

Comentários