10 dicas para usar e economizar o álcool em gel


Será que você está usando álcool em gel corretamente? Pode estar exagerando… usando demais ou de menos. O produto é um paliativo na luta contra o novo Coronavírus e não a única arma! A essa altura e com a venda a todo vapor, é preciso estar atendo a dois fatores: procedência do produto e forma correta de uso.

A orientação é usar o produto após ter contato com objetos, tipo: celular, volante do carro, maçaneta, mas o álcool em gel não substitui a lavagem com água e sabão

Com a pandemia do novo Coronavírus e o crescente números de casos confirmados e de mortes no Ceará, é importante se manter alerta nos procedimentos de prevenção. Hábitos básicos de higiene, como lavar bem as mãos, evitar levá-las aos olhos e mucosas, como nariz e boca, tampar a boca quando espirrar e tossir são essenciais, além de evitar aglomerados de pessoas.

O farmacêutico Micaelce Santana, da Magistral, farmácia com manipulação, ensina o passo a passo de como se cuidar e usar o álcool em gel, para se prevenir de várias doenças, incluindo a COVID-19:

1- Antes de mais nada, é preciso lavar bem as mãos com água e sabão várias vezes por dia;

2- O ideal, é uma porção de álcool em gel do tamanho de uma moeda de 1 real, coloque na palma da mão;

3- Espalhe por toda a palma e entre os dedos também;

4- Não esqueça de regiões como os pulsos e o dorso da mão;

5- Além disso, higienize as pontas dos dedos, pois são por elas que fazemos muitos contatos com os objetos;

6- Faça esse processo até o álcool secar por completo;

7- Não agite as mãos! Algumas pessoas agitam para fazer ele secar, mas assim que ele seca, várias outras bactérias presentes no ar são captadas pelas mãos;

8- Preste atenção em tudo o que você toca e reaplique se não puder lavar as mãos com água e sabão;

9- O álcool em gel serve para matar microorganismos, mas ele não substitui a lavagem das mãos, que serve também para a remoção dos germes mortos.

10- Lave muito bem as mãos, use sabonete ou detergente neutro, lave as palmas, os pulsos, o dorso da mão, entre os dedos e nas pontas, em tempos como esses, uma boa assepsia é essencial e várias vezes por dia!

Se apresentar sintomas como tosse seca e dificuldade respiratória, é muito importante procurar fazer o teste para comprovar ou descartar o diagnóstico da Covid-19, os cuidados médicos são essenciais para prevenir o agravamento da doença e, também, para evitar um maior contágio.

Confira o vídeo

Sonora Dr Micaelce Santana

Fonte: Commonike

Comentários