Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte não imprime títulos eleitorais; saiba o porquê


Desde a segunda semana de março, o Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte não imprime mais os títulos eleitorais. Não existe mais o documento físico. O título a partir de agora é só digital. Os eleitores poderão acessá-lo pelo aplicativo E-Título, disponível nas plataformas IOS e Android e que pode ser baixado gratuitamente em smartfone e tablet.

A extinção da impressão do documento em papel é nacional e acontece à medida que os formulários de títulos vão acabando nos cartórios. A solução visa acompanhar a tecnologia e a sustentabilidade, reduzir custos para o Estado e facilitar o acesso ao eleitor. Além disso, o título digital é mais completo, porque possui a foto do eleitor e as informações sobre o seu cadastramento biométrico e sobre o seu local de votação. Também ficam disponíveis para consulta a Certidão de Quitação Eleitoral e a Certidão Criminal.

O eleitor que já tem inscrição eleitoral pode baixar o aplicativo e, inserindo seus dados pessoais, validar e acessar o documento digital. Após o primeiro acesso, ele fica gravado no dispositivo, podendo ser consultado a qualquer momento de forma segura.

Os novos eleitores, após o comparecimento presencial aos Cartórios, receberão apenas um protocolo com o número da sua inscrição eleitoral para poderem acessar o título pelo aplicativo. Quem não tem acesso à internet, poderá votar normalmente com o número impresso no protocolo e um documento oficial de identificação com foto.

Assim, quem perdeu o título não precisa mais comparecer ao Cartório Eleitoral para impressão da 2ª via do documento, que não existe mais. O eleitor deverá baixar o aplicativo E-Título.

FONTE: SITE BADALO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem