Ceará recebe 15 respiradores enviados pelo Governo Federal para equipar novas UTIs públicas


O Ceará recebeu 15 respiradores, enviados pelo Governo Federal, para equipar as novas Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) públicas do hospital Leonardo da Vinci, unidade de saúde reativada em Fortaleza exclusivamente para o tratamento da Covid-19. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (19) pelo próprio governador do estado Camilo Santana, em suas redes sociais.

Neste sábado (18), o chefe do executivo estadual já havia anunciado que o Hospital Leonardo da Vinci teve os leitos de UTIs ampliados de 30 para 59. A meta, segundo Santana, é chegar a 130 UTIs somente nesta unidade.

“Chegada de mais 15 respiradores para equiparmos novas UTIs públicas no Ceará. Esses novos equipamentos reforçarão o nosso Hospital Leonardo da Vinci, aberto pelo Governo do Estado para atendimento de pacientes com coronavírus. O envio foi feito pelo Governo Federal”, afirmou Camilo, em postagem no Twitter.

Na mesma rede social, o recém empossado ministro da saúde, Nelson Teich, confirmou o envio dos equipamentos para o Ceará e ainda para os estados “mais necessitados”, segundo ele, como Amazonas e Pernambuco.

“Enviamos hoje respiradores aos estados mais necessitados. CE e AM receberam 15 e PE 10. Produzidos no Brasil. O MS e o Governo Federal estão mobilizados para apoiar os Estados e municípios no enfrentamento desta crise. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance! A capital cearense concentra a maioria dos registros, com 2.588 casos. No total, a Covid-19 foi diagnosticada em 91 municípios cearenses”, declarou o ministro.

Na noite do último dia 10 de abril, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Fortaleza trazendo outros 30 respiradores para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19. A aeronave partiu de Guarulhos, em São Paulo, trazendo uma carga com os equipamentos que totalizavam 1,5 tonelada.

Às 9h10 deste domingo (19), o Ceará somava 3.108 diagnósticos positivos para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) e 181 mortes em decorrência da doença. Os dados foram divulgados por meio da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).

Outras informações atualizadas da plataforma:
São 10,282 casos suspeitos;
15.653 testes realizados;
A taxa de letalidade da doença no CE é de 5,8%;
91 cidades têm casos de Covid-19

Foto: Divulgação

FONTE: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem