Trabalhadores da Cultura encaminham pedido de ajuda emergencial a autoridades do Cariri


Nas últimas semanas foi formado na região o grupo “Gabinete de Crise da Cultura do Cariri”, visando discutir entre trabalhadores e agentes da cultura soluções que possam ser trabalhadas diante da eventual paralisação das atividades do ramo, devido a pandemia do novo coronavírus. Um carta foi enviada na última semana a autoridades culturais de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, com intuito de buscas eventuais medidas emergenciais, e no momento apenas uma das pastas correspondeu aos pedidos. 

Conforme relata Alexandre Lucas, membro integrante do gabinete formado e representante do Coletivo Camaradas, o secretário Municipal de Cultura de Juazeiro do Norte e do Crato, Renato Fernandes e Wilton Dedê respectivamente, se manifestaram em relação a carta das Trabalhadoras e Trabalhadores de Cultura da região do Cariri. 

O documento público da carta, assinada por mais de 100 integrantes culturais da região, pode ser acessada clicando aqui. O movimento reúne representantes de grupos de teatro, coletivos, bandas, representantes de conselhos de políticas culturais, produtores culturais e artistas de várias linguagens artísticas. Esta foi encaminhada virtualmente para secretarias de cultura, gabinetes dos prefeitos e ouvidorias das cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. 

Dentre as principais solicitações da carta, estão a realização de um festival online, com seleção de artistas via edital de chamamento público pelos municípios, bem como o pagamento das dívidas em atraso das três secretarias quanto as atrações de cultura realizadas por estas durante o carnaval e demais ações dos últimos meses em atraso. 

Segundo o secretário Renato Fernandes, está sendo criado um projeto que tem como referência o edital de credenciamento do município, implementado em 2019. Ele destaca que tomando como ponto de partida esta iniciativa, será lançado novo edital que será abrangente e democrático, com objetivo de atender aos artistas e ao público espectador, fomentando a produção de conteúdos culturais para a veiculação nas plataformas digitais neste momento de reclusão social. 

Renato frisou que será baseado no edital do Governo do Estado, o “Ceará Dendi Casa”, e destaca que deverá ser publicado ainda esta semana. 

O Crato recebeu duas cartas, a primeira foi encaminhada pelo movimento Gabinete da Crise da Cultura do Ceará, que foi encaminhando para órgãos estaduais, prefeituras e órgãos privados, e o segundo foi a carta das Trabalhadoras e Trabalhadores da Cultura do Cariri. O secretário da pasta no município, Wilton Dedê, estaria dando prosseguimento a agilizar os pagamentos das atrações apresentadas durante o carnaval, ainda esta semana, conforme informa Alexandre Lucas. 

A Secretaria de Cultura de Barbalha, até o fim desta reportagem, não havia se pronunciado em relação as medidas solicitadas pelo documento.

Foto: Divulgação
(Fonte: Site Badalo) 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem