Pelo quarto dia seguido, Ceará registra chuvas em mais de 70 cidades


O Ceará recebeu. pelo quarto dia seguido. chuvas em mais de 70 municípios. No intervalo entre as 7h desta sexta (22) e as 7h deste sábado (23), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 72 municípios. Os dados devem ser atualizados ao longo do dia.

Os maiores acumulados de chuva foram registrados nas regiões Maciço de Baturité, Ibiapaba, Vale do Jaguaribe e Litoral Norte. A maior chuva foi registrada na cidade de Palmácia, no Maciço de Baturité com 65,6 milímetros. Em seguida em Marco (55 milímetros) e Fortaleza (53 milímetros) no posto pluviométrico do Castelão). Capital registrou precipitações também nos postos pluviométricos dos bairros Água Fria (47,2 milímetros) e Messejana (42,6 milímetros).

Conforme análises elaboradas por meteorologistas da Funceme, áreas de instabilidade devem seguir trazendo chuva para o Ceará, especialmente na faixa litorânea e algumas áreas do interior neste fim de semana.

“Recentemente, a Funceme indicou que, em maio, as chuvas se concentrariam a partir da segunda quinzena. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue afastada e não têm influenciado nas condições de tempo do estado. As precipitações que têm sido observadas estão sendo ocasionadas por áreas de instabilidade que se formaram sobre o oceano e também a leste do Nordeste”, explica a gente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

Previsão para os próximos dias
Sábado (23):

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na região Jaguaribana e no Cariri. Nas demais regiões, chuva isolada.

Domingo (24):

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na região Jaguaribana, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.
Segunda (25):

Predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.
Aporte dos açudes
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o Ceará tem 40 açudes sangrando. O órgão aponta ainda que 56 reservatórios estão com volume acima de 90%. E, apesar das boas chuvas, o Estado ainda possui 50 açudes com volume inferior a 30%. O Castanhão está com volume de 15,75%. Já o Orós apresenta 26,93% e o Banabuiú se encontra no momento com 12,39%.

Foto: Arimateia Andrade/Arquivo Pessoal

Fonte: G1

Comentários