Rede Globo repudia ameaças feitas a William Bonner e sua família


Na manhã dessa terça-feira (26), a Rede Globo publicou uma nota de repúdio a uma campanha de intimidação contra William Bonner. Ainda na semana passada, o âncora do “Jornal Nacional” informou no Twitter que seu filho, Vinícius, foi vítima de estelionatários. Os fraudadores inscreveram o CPF do jovem no programa de auxílio emergencial do governo – projeto que cede dinheiro a cidadãos em situação de risco por conta da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a emissora, Bonner e uma de suas filhas – não nomeada – receberam mensagens de um telefone com DDD de Brasília em seus celulares, listando no texto diversos endereços relacionados ao profissional, além de apresentarem ainda os números de CPF dele, da esposa e filhos, dos pais e irmãos do apresentador. Isso, segundo comunicado, “abre a porta para toda sorte de fraudes”.

A Globo garantiu ainda que apoiará o jornalista na busca e punição dos criminosos. “William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país”, informou a nota.

Confira a nota da emissora na íntegra:

“A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia, para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes.

A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país”.

Leia também

✔PF realiza operação para investigar prejuízo de R$ 25,4 milhões na compra de respiradores em Fortaleza

✔OMS suspende estudo da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19

✔Empresa promovida por Trump pode fornecer testes ao Brasil

✔Programa + Escola na TV inicia em Juazeiro do Norte como metodologia de ensino à distância

Mãe de Vinícius, Fátima Bernardes também se manifestou sobre o caso durante o “Encontro” dessa manhã. Ao mencionar golpes envolvendo o auxílio emergencial no programa, a apresentadora citou como exemplo a história do primogênito. “O CPF do meu filho foi usado como se ele tivesse dado entrada no pedido de auxílio emergencial. E nós só ficamos sabendo bem depois”, contou.

“[O formulário do pedido exigia] o nome dele, o meu nome, que não é difícil de saber, data de nascimento, e o documento, o CPF dele. A carta de motorista dele estava na internet. Se não fosse uma pessoa da imprensa nos ligar e questionar, cobrar, nós não teríamos sabido”, explicou.

Fátima ainda fez questão de lembrar que Vinícius “nem sequer poderia entrar com o pedido”, uma vez que o rapaz é estudante e dependente dela e do ex-marido. “Quantas outras pessoas estão nessa situação? Nós tomamos as medidas judiciais e não sabemos se o dinheiro chegou a ser sacado. Mas quantas pessoas podem estar sacando dinheiro ilegalmente? O que nos preocupa é a proporção das fraudes. São muitos os golpes”, lamentou por fim.

Hugo gloss

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem