Governo Trump indica que proibirá voos de companhias chinesas para os EUA


O governo dos Estados Unidos anunciou que planeja impedir companhias aéreas chinesas de voarem para o país em resposta ao que diz ser uma política que impediu as transportadoras americanas de atenderem o mercado chinês.

As restrições do Departamento de Transporte estão previstas para entrar em vigor em 16 de junho, mas poderão ser promulgadas mais cedo se o presidente Donald Trump decidir fazê-lo.

Horas após o anúncio, o órgão regulador da aviação civil da China emitiu na quinta-feira um aviso que permitiria efetivamente às transportadoras americanas retomarem serviços limitados no país.

O Departamento de Transporte disse que o governo chinês está violando um acordo entre os dois países para viagens internacionais, impedindo a United Airlines e a Delta Air Lines de retomar os vôos transoceânicos. Essas companhias aéreas pediram para retomar o serviço em 1º de junho.

United, Delta e American suspenderam o serviço na China devido à pandemia de coronavírus. O governo dos EUA também instituiu restrições de viagem para reduzir a propagação do coronavírus.

A ordem do Departamento de Transporte disse que “as autoridades de aviação chinesas falharam em permitir às transportadoras aéreas dos EUA” operar as rotas que anteriormente voavam.

“O Departamento continuará a contratar nossos parceiros chineses para que as transportadoras americanas e chinesas possam exercer plenamente seus direitos bilaterais”, afirmou o departamento em comunicado. “Enquanto isso, permitiremos que as transportadoras chinesas operem o mesmo número de vôos regulares de passageiros que o governo chinês permite ao nosso”.

Foto: Jonathan Ernst

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem