Pacientes do HRC recebem visitas virtuais por videochamadas


Profissionais que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, que atendem no Hospital Regional do Cariri, recorreram à tecnologia para aproximar pacientes e familiares, possibilitando a realização de videochamadas entre eles. A medida foi estabelecida pela Secretaria de Saúde do Estado, em hospitais da rede pública, na qual está inserida o HRC, em Juazeiro do Norte, para proporcionar um atendimento humanizado aos pacientes.

As visitas aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRC também foram adaptadas à nova realidade. As videochamadas são realizadas pelo Serviço Social, em parceria com o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). As visitas virtuais ocorrem em dias alternados para cada paciente. Além de esclarecer dúvidas da família sobre o estado de saúde, o serviço traz conforto em dias difíceis e tem como premissa a empatia.

“Através da videochamada, conseguimos olhar no olho do familiar que está distante daquele ente querido e com as mais diversas dúvidas. Por mais deliciado que seja ver o paciente na UTI, essa proximidade online nos ajuda a esclarecer dúvidas quanto à evolução do paciente, mas também serve como um bálsamo eficiente para acalmar aquele coração aflito”, destacou a residente de Clínica Médica, Ana Beatriz Filgueiras

Assistentes sociais, residentes e enfermeiras dividem-se para acompanhar as enfermarias e fazer a avaliação e o preparo prévios dos pacientes antes das visitas virtuais. O trabalho inclui o levantamento dos contatos dos pacientes que estão orientados e em condições de interagir, além do agendamento com os parentes. As famílias também são diariamente contatadas por um médico, que passa todas as informações e evoluções clínicas dos pacientes. A restrição de visitas físicas nas unidades hospitalares é uma das ações de prevenção ao contágio da covid-19.

Com informações da Assessoria de Imprensa do HRC

Foto: Divulgação HRC

Fonte: Jornal do Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem