Tremor é registrado em Groaíras neste domingo


Foi registrado na madrugada deste domingo, 23, tremor com magnitude preliminar 1.9 mR, sigla que indica a escala de magnitude regional para o Brasil, em Groaíras, município do interior do Ceará. O evento aconteceu 21h57min do horário local e foi captado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).

O Labsis afirma que a Defesa Civil do Estado foi informada sobre o abalo sísmico na região. Em 29 de junho, aconteceu o último tremor de terra registrado em Groaíras e também teve magnitude 1.9mR. A rede de sismógrafos seguem monitorando e divulgando toda atividade sísmica do Nordeste brasileiro em tempo real.

O sismólogo do laboratório, Eduardo Menezes, explica que o Ceará possui algumas áreas consideradas sismicamente ativas. Entre elas, estã os os municípios de Chorozinho, Palhano, Groaíras, Irauçuba, Sobral, Santana do Acaraú, Hidrolândia e Senador. Segundo ele, esses eventos são comuns nessas regiões.

Entre a ultima semana de junho e primeira de julho, houveram cinco evento sísmico do tipo no Ceará em pouco mais de uma semana. No dia 4, foi registrado um de magnitude 1,7 no município de Bela Cruz.

Já no dia 29 de junho, foram três tremores de terra captados pela rede sismográfica: dois durante a madrugada em Santana do Acaraú, com magnitudes 1,7 e 1,4 e outro em Groaíras, no fim da tarde.

Foto: LabSis/ Divulgação

Fonte: O Povo Online

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem