Estudo preliminar mostra forte imunização com vacina em dose única da J&J


Com aplicações de apenas de uma dose, a vacina experimental contra a Covid-19 da Johnson & Johnson produziu uma forte resposta imunológica contra o novo coronavírus nos ensaios clínicos de estágio inicial a intermediário – fases 1 e 2 dos testes -, de acordo com resultados provisórios publicados nesta sexta-feira (25).

O estudo foi publicado no site médico medRxiv, mas ainda não foi revisado por pares. 

Apesar do provisórios, os resultados geram otimismo. O fato de o ensaio examinar a eficácia de uma única dose da vacina, em vez de duas doses, deve acelerar os próximos resultados, de acordo com o Dr. Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson.

A vacina, chamada Ad26.COV2.S, foi igualmente bem tolerada em duas doses, segundo os testes até aqui. Porém, caso comprovada, sua eficácia de imunização com apenas um injeção poderia simplificar a distribuição da vacina.

Com base nos resultados atuais, a J&J, na quarta-feira, deu início à fase 3 de seus estudos, com aplicações previstas em 60 mil pessoas, o que pode abrir caminho para um pedido de aprovação regulatória. A empresa disse que espera os resultados da nova fase até o final de 2020 ou início do próximo ano.

Dúvidas sobre eficácia em idosos
Apesar dos resultados promissores, o estudo, como publicado até aqui, não deixa claro se os idosos, uma das populações com maior risco de contrair o vírus, estarão protegidos no mesmo grau que os mais jovens com a vacina J&J.

Os testes iniciais em cerca de 1 mil adultos saudáveis, apoiados pelo governo dos EUA, começaram depois que a vacina J&J, já nos testes em julho, ofereceu forte proteção após dose única aplicada em macacos.

Com os dados disponíveis até aqui, pesquisadores apontam que, 29 dias após a vacinação, 98% dos participantes com dados disponíveis para a análise provisória tinham anticorpos neutralizantes, que defendem as células de patógenos.

No entanto, os resultados da resposta imunológica estavam disponíveis apenas para um pequeno número de pessoas – 15 participantes – com mais de 65 anos, limitando a interpretação.

Em participantes com mais de 65 anos, a taxa de reações adversas como fadiga e dores musculares foi de 36%, muito menor do que os 64% vistos em participantes mais jovens, mostraram os resultados, sugerindo que a resposta imunológica em pessoas mais velhas pode não ser tão forte.

Os pesquisadores disseram que mais detalhes sobre segurança e eficácia virão quando o estudo for concluído.

Por enquanto, os resultados justificam porque mais estudos são necessários em maior número para procurar efeitos adversos sérios, disse o Dr. Barry Bloom, professor de Harvard, à agência Reuters.

“No geral, a vacina está fazendo o que você esperaria que fizesse para avançar aos testes de Fase 3”, disse Bloom.

Foto: Freepik

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem